sábado, 1 de março de 2014

DESFILES DO 'CARNAVAL TRADIÇÃO' COMEÇAM DAQUI A POUCO EM JOÃO PESSOA

Os desfiles do Carnaval Tradição começam às sete horas da noite deste sábado, 1º de março, na Avenida Duarte da Silveira, a Beira-Rio, em João Pessoa.

As escolas de samba, tribos indígenas e clubes de orquestras passarão pela avenida hoje e amanhã.


Urso Gavião animou a avenida (Foto: Deyse Euzébio/Secom-JP) Os ursos e batucadas vão se apresentar na segunda-feira e o desfile das campeãs encerrará a programação a partir das seis e meia da noite, da terça-feira.

Uma ambulância e quatro motolâncias do SAMU estarão estrategicamente dispostas para o pronto atendimento de quem precisar no local.

Hoje, sábado, desfilam, pelo Grupo A:

Clube de Frevo Juventude Criança Feliz,Tribo Indígena Papo AmareloClube de Frevo Alegria do FrevoTribo Indígena TabajaraTribo Indígena TupinambásClube Acorda do Frevo da TorreTribo Indígena Flexa NegraClube Gigantes do Frevo da Torre

No local dos desfiles estão armadas arquibancadas com capacidade para mais de cinco mil pessoas.

Como o tempo de desfile conta pontos preciosos para a classificação das agremiações, dois painéis de led foram instalados no meio e no final do percurso para permitir maior controle por parte dos jurados.

Dos 40 banheiros químicos espalhados no perímetro do percurso, seis são adaptados.

Os portadores de deficiência também vão contar com um camarote especial instalado no canteiro central, na divisória entre as duas pistas.

Uma ambulância e quatro motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão estrategicamente dispostas para o pronto atendimento de quem precisar no local.

Ao todo, quatro escolas de samba, 10 tribos indígenas, oito clubes de orquestra, 16 ursos e duas batucadas integram a programação do Carnaval Tradição.

Confira a ordem dos desfiles do Grupo B que no domingo, dia 2, começa às cinco horas da tarde:

Clube de Orquestra Sai da Frente, Dona Emília
Tribo Indígena Xavantes
Clube de Orquestra São Rafael
Tribo Indígena Ubirajara
Clube de Orquestra Ciganos do Esplanada
Tribo Indígena Tupy Guarani
Tribo Indígena Guanabara
Clube de Orquestra Bandeirantes da Torre
Tribo Indígena Pele Vermelha
Escola de Samba Pavão de Ouro
Escola de Samba Independente de Mandacaru
Escola de Samba Império do Samba
Escola de Samba Malandros do Morro

Na segunda-feira, 3, a partir das sete da noite, desfilam:

Batucada Águia de Ouro
Batucada nova Liberdade
Urso Anos Dourados
Urso Panda
Urso Verde
Urso Canibal
Urso Santa Cruz
Urso Macaco Louco
Urso da Paz
Urso Sem Lenço Sem Documento
Urso Simpático
Urso Gavião
Urso Preto
Urso Reboliço
Urso Amigo Batucada
Urso Jamaica
Urso Celebridade
Urso Cachorro Louco

FUNDAÇÃO PORTUGUESA REÚNE ESPECIALISTAS AGORA EM MARÇO PARA COLÓQUIO SOBRE A VIDA E A OBRA DE FERNANDO PESSOA

Entre os dias 6 a 8 desse mês, a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), reunirá 50 especialistas para celebrar o centenário da "Ode Triunfal", de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa.

'O dia triunfal de Fernando Pessoa' reúne 50 especialistas


O colóquio, segundo comunicado da FCG, propõe-se a estabelecer um "amplo debate em torno da vida e obra de Pessoa", e "a perspetiva crítica é a de uma revisão do Estado da Arte nos diversos campos dos Estudos Pessoanos".

Haverá também um concurso de curtas-metragens sobre Fernando Pessoa, visando premiar o melhor sobre a vida e obra do poeta, e que será exibido na sessão de encerramento.

A fundação vai promover ainda, no dia 9, o "passeio Lisboa com Fernando Pessoa", com partida prevista para às três da tarde, horário de Lisboa, no café 'A Brasileira do Chiado', e terá uma duração de duas horas e meia.

A "Ode Triunfal", constituída por 240 versos em estilo livre, assinala o "nascimento" de Álvaro de Campos, como conta Pessoa numa carta ao escritor Adolfo Casais Monteiro.

Foi elaborada em Londres, em 1914, "num jato e à máquina de escrever, sem interrupções nem emenda", como escreveu Pessoa, na carta dirigida a Casais Monteiro sobre a origem dos heterónimos, e publicada no primeiro número da revista Orpheu, em 1915, órgão oficial do movimento modernista português.

António M. Feijó abre o colóquio com a comunicação "A necessidade do dia triunfal", ao qual se segue Victor K. Mendes que abordará o tema "A ave contra os animais de Alberto Caeiro".

Do painel de participantes no primeiro dia fazem ainda parte, entre outros, Nuno Amado, Ana Almeida, Abel Barros Baptista, Gustavo Rubim, Humberto Brito, Pedro Sepúlveda, Jorge Uribe e José Gil.

O local do colóquio é o auditório 3, sala 1, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, na avenida de Berna, à praça de Espanha.

Entre os participantes consta Aníbal Frias, que falará sobre "O corpo e o espaço do 'êxtase'", e Odelia Hitron, que apresentará a comunicação "Dia Triunfal: Líquidas Biografias".

Bartholomew Ryan, Ana Pinto Leite, Inês Hipólito e Flávio Rodrigo Penteado são outros participantes no colóquio.

TSE CONCLAMA JOVENS A VOTAR E ALERTA QUE DATA LIMITE PARA TIRAR O TÍTULO DE ELEITOR É 7 DE MAIO


De olho na participação dos jovens de 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu lançar campanha em rádio e televisão, voltada para eles, nas próximas eleições. 

Com a intenção de lembrar a esses eleitores da importância do voto consciente, o tribunal vai utilizar também as redes sociais para tentar atingí-los.
TSE usa hashtag #vempraurna para conclamar jovens a votar

Uma das estratégias será adaptar a hashtag '#vemprarua' para '#vempraurna', como forma de conclamar os eleitores jovens nas redes sociais. 

A inspiração surgiu das manifestações de junho de 2013, quando a expressão foi usada nas páginas que convocaram os protestos e nos cartazes levantados pelos manifestantes. 

O objetivo da campanha é mostrar aos eleitores que é possível promover as mudanças na vida política do país, por meio do voto consciente.

A campanha também alertará o cidadão que o dia 7 de maio será a data-limite para tirar o título de eleitor com validade para as eleições deste ano.

Prazo também para a mudança de domicílio eleitoral e para as pessoas com deficiência física solicitarem mudança de zona de votação para locais que tenham acessibilidade.

Os eleitores também devem ficar atentos ao encerramento dos prazos para o recadastramento biométrico, em alguns estados.

O prazo limite estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral  será o dia 31 deste mês.

Os municípios e as datas para o recadastramento podem ser conferidos no site do TSE.

BANCOS FECHAM NO CARNAVAL



Em função do feriado de carnaval, os bancos estarão fechados segunda e terça-feira, dias 3 e 4.

O atendimento ao público será retomado somente na Quarta-Feira de Cinzas (5), a partir do meio-dia.

As contas de consumo, como água, energia e telefone, e carnês com vencimento neste período poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo.

A população ainda pode utilizar os meios alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking e banco por telefone.

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados.

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes bancários.

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA