segunda-feira, 11 de agosto de 2014

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE DISCUTE ÉTICA NO USO DE MEDICAMENTOS EXPERIMENTAIS



A Organização Mundial da Saúde (OMS) faz hoje (11) reunião para discutir a ética do uso de medicamentos experimentais, agora que o mundo luta para conter a rápida propagação do vírus ebola.

Descoberto há quatro décadas, o vírus é transmitido por contato direto com o sangue e outros fluidos corporais ou tecidos de pessoas ou animais infectados.

OMS discute ética de uso de medicamentos experimentais

Não existe atualmente qualquer tratamento ou vacina contra o ebola, um dos vírus mais letais conhecidos, e com o número de mortos próximo de 1.000 pessoas.

Na última semana, a doença foi considerada pela OMS  "emergência de saúde pública de caráter mundial".

Dois norte-americanos e um padre espanhol, infectados com o vírus quando cuidavam de doentes na África, estão sendo tratados com o medicamento experimental ZMapp, que mostrou resultados promissores
.
O remédio, da empresa norte-americana Mapp Pharmaceuticals, está em fase inicial de desenvolvimento e só foi testado em macacos, além de ser escasso.

É ético utilizar medicamentos não autorizados para tratar as pessoas? Em caso afirmativo, que critérios devem cumprir e em que condições, bem como quem deve ser tratado” são as questões a responder, disse Marie-Paule Kieny, assistente do diretor-geral da OMS, anfitrião do encontro desta segunda-feira.

O ebola causa febre e, nos casos mais graves, hemorragias intensas, podendo ser fatal em até 90% dos casos, segundo a OMS.

De acordo com os últimos dados da organização, desde fevereiro, o vírus infectou mais de 1.700 pessoas, sendo que mais de 900 morreram em Serra Leoa, na Guiné-Conacri, Libéria e Nigéria.

A OMS informou que uma vacina preventiva contra o ebola deverá passar à fase de testes clínicos em setembro e poderá estar disponível em 2015.

O ZMapp parece ter sido eficaz no tratamento de dois trabalhadores norte-americanos repatriados - o médico Kent Brantly e a voluntária Nancy Writebol - e está agora sendo administrado ao padre católico Miguel Pajares, infectado na Libéria e levado para a Espanha.

Fontes da família do religioso confirmaram que os médicos começaram o tratamento com o ZMapp e que o estado do doente é “estável”.

 TEM MAIS DE 100 FILHOS E PROMETE AJUDAR BRASILEIRAS A ENGRAVIDAR



Chama-se Ed Houben e promete ajudar mulheres com dificuldades em engravidar a realizar o seu sonho de serem mães, não cobrando nada.

Ed é holandês, tem mais de 100 filhos espalhados pelo mundo e promete ter mais.

Desde que chegou ao Brasil, ele já recebeu pedido de mais de cem brasileiras.
Tem mais de 100 filhos e promete ajudar brasileiras a engravidar
Eu vejo como um dever moral. Você pode entrar para a Cruz Vermelha, ajudar na África, doar dinheiro, mas faça algo com a sua vida”, defendeu Ed.

Uma das candidatas, contou como foi o processo de gravidez, realçando que optaram pelo método tradicional, ou seja, o ato sexual.

"O momento foi bastante tranquilo. Ele já havia conversado comigo, explicando que ele teria calma, que seria tudo no meu tempo”, contou a futura mãe.

Segundo o Holandês, são sempre momentos que envolvem muito estresse.

Essa rotina é muito estressante. Eu perco um tempão nisso”, disse.

De acordo com a matéria divulgada pelo ‘Fantástico’, os médicos alertam para este tipo de relação.

"Essas mulheres que estão tendo relação com ele estão correndo risco de se contaminarem de doenças tipo HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis e outras", alertou o ginecologista Artur Dzik.
NO DIA DO JURISTA

TRE FARÁ SESSÃO EXTRA PARA JULGAR REGISTROS DE CANDIDATURAS


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, convocou uma sessão extraordinária para hoje (11), às 16h, para julgar requerimentos de registros de candidaturas que ainda estão em diligências solicitadas pela relatoria.

      O caráter extraordinário se dá em virtude de ser feriado no âmbito da justiça por se tratar do Dia do Jurista.

O feriado do dia 11 de agosto na justiça eleitoral é estabelecido pela Lei nº 5.010/66, Resolução TSE nº 18.154 e Portaria nº 341/2013. 

A Secretaria do TRE-PB  funcionará, em regime de plantão, nos termos da Portaria nº 233/2014, que prevê o funcionamento das unidades necessárias à observância dos prazos previstos na legislação eleitoral, não havendo expediente nos demais setores e nos cartórios eleitorais.


RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA