quinta-feira, 27 de março de 2014

CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL (CMN) SIMPLIFICA PORTABILIDADE DE CRÉDITO ENTRE BANCOS 


Uma mudança no cálculo do saldo devedor simplificará a portabilidade de crédito entre bancos. 

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nessa quinta-feira, novas regras para a liquidação antecipada de operações de crédito e de arrendamento mercantil.

CMN simplifica portabilidade de crédito entre bancos

A portabilidade de crédito permite que clientes com empréstimos e financiamentos troquem de banco em busca de condições mais favoráveis, como juros e taxas mais baixos e prazos maiores.

O banco novo quita o financiamento antigo e abre uma nova linha, sem custo para o mutuário.

A nova regra simplifica o cálculo do saldo devedor na liquidação do financiamento antigo.

Para quitar o empréstimo, as instituições financeiras precisavam atualizar o saldo devedor com base na diferença da taxa Selic (juros básicos da economia) entre o dia de abertura e o dia de liquidação.

"Agora, a taxa usada para definir o valor será a dos juros do contrato", explicou Sérgio Odilon dos Anjos, chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central..

A mudança facilita a vida do consumidor, porque o cálculo do diferencial da taxa Selic era complicado.

A nova fórmula valerá para as operações de crédito abertas a partir de 5 de maio próximo.

Segundo Odilon, a mudança contribuirá para a queda dos juros finais para o consumidor à medida que estimula a concorrência entre os bancos. 


'ENTRE NÓS', FILME COM CAROLINA DIECKMANN E CAIO BLAT, CHEGA AOS CINEMAS




Estreou nos cinemas brasileiros o filme "Entre Nós", longa dirigido por Paulo Morelli e Pedro Morelli.

No filme, jovens amigos decidem escrever e enterrar cartas destinadas a eles mesmos, para serem abertas dez anos depois. 

Porém, após uma tragédia ocorrida naquele mesmo dia, os amigos ficam dez anos sem se ver. 

Agora, este reencontro irá trazer à tona antigas paixões, novas frustrações e um segredo mal enterrado.

Integram o elenco do filme Caio Blat, Maria Ribeiro, Carolina Dieckmann, Paulo Vilhena, Lee Taylor, Martha Nowill e Júlio Andrade.

Veja o trailer:

Entre Nós, Filme, Cinema, Estreia

PORTUGAL TELECOM REÚNE 60% DO CAPITAL PARA APROVAR FUSÃO COM A OI 



A assembleia-geral de acionistas da Portugal Telecom (PT), que deverá aprovar hoje o aumento de capital necessário para a fusão com a Oi, já teve início, com um quórum de 60%.

PT reúne 60% do capital para provar aumento


A reunião teve início às 17:10, hora de Lisboa, sendo um dos últimos passos para a fusão entre as duas empresas, que deverá estar concluída entre abril e maio, quando ocorrerão novas assembleias-gerais de acionistas para a ratificação da operação.

Hoje de manhã os acionistas no Brasil aprovaram todos os pontos da pauta da assembleia-geral, dando assim início ao processo de fusão.

Entre os acionistas presentes está o presidente da Ongoing, empresa que detém 10,05% do capital da PT, Nuno Vasconcellos, e o administrador da mesma empresa, Rafael Mora.

À entrada, Rafael Mora considerou ser "positiva" a fusão, mostrando-se "satisfeito" com a aprovação pela assembleia geral  no Brasil.

O administrador financeiro do BES, que detém 10,05% da PT, Amílcar Pires, também está presente.

Presente também, entre os acionistas com participações mais reduzidas, está o presidente da Visabeira (que detém 2,64% da PT), Paulo Varela.
ASSEMBLEIA CAPACITA SERVIDORES DE CÂMARAS E PREFEITURAS COM O PROGRAMA 'BRASIL TRANSPARENTE' 


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Controladoria Geral da União (CGU) vão oferecer cursos de capacitação para vereadores e servidores de câmaras municipais e prefeituras da Paraíba, que aderiram ao programa 'Brasil Transparente'.

O objetivo é auxiliar os municípios na implementação da Lei de Acesso à Informação e incentivar a transparência pública.

Os cursos também serão realizados em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Assembleia, o http://www.al.pb.gov.br/ ou por meio do e-mail capacitacoesalpb@gmail.com.

Na Paraíba, já aderiram ao programa Brasil Transparente e estão aptas a participar das capacitações, 74 câmaras municipais e 102 prefeituras.

Até o término do período das inscrições, em 4 de abril, outras câmaras e prefeituras municipais podem procurar a Assembleia Legislativa e a CGU para participarem do programa.

As capacitações serão realizadas de 7 de abril a 28 de maio, nas cidades de Cajazeiras, Sousa, Patos, Guarabira, Monteiro, Campina Grande e João Pessoa.

APROVAÇÃO DO GOVERNO DILMA CAI PARA 36%, APONTA IBOPE



Faltando aproximadamente seis meses para a eleição, a avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff caiu de 43% para 36%. 

É o que aponta o levantamento realizado pelo Ibope, contratado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre os dias 14 e 17 de março, mas divulgado somente hoje, 27.

Pesquisa mostra queda na avaliação positiva de Dilma                                                Pesquisa mostra queda na avaliação positiva de Dilma

Na pesquisa, também ficou constatado o aumento no número de pessoas que considera o governo como ruim ou péssimo. 

O percentual saltou de 20% para 27%. 

Já com relação à avaliação pessoal da presidente, os números positivos caíram de 56% para 51%, enquanto que a desaprovação saltou dos 36% para 43%.

A pesquisa CNI/Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 141 município e a margem de erro é de 2%.
MORRE O DR. YANKO CIRILLO


Um infarto fulminante matou, na madrugada desta quinta-feira, o Dr. Yanko Cirillo, funcionário aposentado e por muito tempo procurador-chefe da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Com 84 anos e pai do também procurador, Dr. João Cirillo, ele se consagrou -  na condição de advogado de reconhecida capacidade - como um dos mais importantes profissionais do direito na Paraíba.

Dr. Yanko foi da primeira turma da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, também exerceu as funções de procurador na prefeitura municipal de João Pessoa e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), durante 12 anos.

Com uma banca de advocacia na praça Venancio Neiva, no centro de João Pessoa, em frente ao Pavilhão do Chá, recentemente lançou o livro de poesias: “Revelações Tardias”. e tem publicados vários trabalhos na imprensa e em obras nacionais especializadas.

O velório do Dr.Yanko Cirillo acontece no crematório vizinho à mata do Amem, na BR-230, em Cabedelo.

A cremação do corpo, de acordo com familiares, será às 6 horas da noite.



RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA