segunda-feira, 21 de abril de 2014

Inseto fêmea encontrado no Brasil tem pênis e penetra macho
Em descoberta rara, cientistas japoneses identificaram o primeiro animal do sexo feminino com órgão masculino.
 Fonte: BBCBrasil.com   


Cientistas japoneses afirmam ter descoberto no Brasil um inseto fêmea com pênis. 

Esta é a primeira vez que especialistas identificaram um animal do sexo feminino que também carrega o órgão masculino.

Já os machos possuem aberturas parecidas com vaginas e são penetrados pela fêmea, que suga esperma e alimento (fluidos seminais nutritivos).

O acasalamento dura de 40 a 70 horas, relatam os pesquisadores na revista "Current Biology".

"Apesar da inversão do papel sexual já ter sido identificada em vários animais, o Neotrogla é o único exemplo em que o órgão sexual também é trocado", disse o principal autor do estudo, Kazunori Yoshizawa, da Universidade de Hokkaido, no Japão.

Os insetos – de quatro espécies distintas do gênero Neotrogla – foram encontrados em cavernas de Minas Gerais, da Bahia e do Tocantins. O pênis da fêmea foi apelidado de "gynosome".

Uma vez dentro do macho, a parte membranosa do "gynosome" se infla e, com inúmeros espinhos, mantém os dois insetos grudados.

Quando os pesquisadores tentaram separar o macho da fêmea, o abdômen dele foi arrancado do tórax sem quebrar o acoplamento genital.

Essa inversão incomum de papéis pode ter sido impulsionada pelo ambiente pobre de recursos em que os animais vivem, especulam os pesquisadores. 

Nesse caso, a fêmea aproveita o acasalamento também para se alimentar.

Esses insetos curiosos oferecem novas oportunidades para testar ideias sobre seleção sexual, conflitos entre os sexos e evolução dessa "novidade".

"Será importante desvendar por que, entre tantos animais com papéis sexuais invertidos, apenas os insetos Neotrogla desenvolveram um pênis feminino elaborado", disse Yoshitaka Kamimura, da Universidade de Keio, também no Japão.

Agora, a primeira tarefa dos cientistas será estabelecer uma população saudável desses insetos em laboratório.

O órgão erétil feminino é inserido no macho para sugar esperma e comida (Foto: Kazuniro Yoshizawa/Divulgação/BBC)
O órgão erétil feminino é inserido no macho para sugar esperma e comida (Foto: Kazuniro Yoshizawa/BBC/)



COMISSÃO DE JUSTIÇA DO SENADO APROVA A PEC 'DEFENSORIA PARA TODOS'

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou por unanimidade parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição 4/2014, que fixa prazo de oito anos para que a União, os estados e o Distrito Federal dotem todas as unidades jurisdicionais de defensores públicos.

Agora a proposta segue para votação, em dois turnos, no plenário do Senado Federal, em regime de urgência.

A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), que está à frente do movimento em prol da PEC 'Defensoria para Todos', acredita que o apoio do relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR), foi fundamental para esta conquista na casa legislativa.

Durante sessão na CCJ, Romero Jucá defendeu a necessidade da Defensoria, já que, “passadas mais de duas décadas da promulgação da Constituição, a Defensoria Pública ainda não está plenamente instalada em todos os estados”.

O presidente da Anadef, Dinarte da Páscoa Freitas, calcula que com a aprovação da proposta o número de atendimentos aumente para mais de 300 mil ao mês e, assim, será possível a realização de concurso público para levar a Defensoria Pública da União (DPU) ao interior do país.

Hoje, somente a Defensoria Pública da União (DPU) possui um déficit de 710 defensores.

Segundo o Mapa da Anadef, mais de 23% das comarcas não possuem assistência jurídica da DPU, o que representa 207 seções judiciárias sem cobertura em todo o país.

A pesquisa também indica que mais de 65 milhões de pessoas que ganham até três salários mínimos não possuem assistência do órgão.

FILHO DE RAMALHO LEITE É SEPULTADO EM BANANEIRAS 

Bananeiras parou para ver o enterro e o  sepultamento do empresário e funcionário do Tribunal  Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB),  Flávio Ramalho, na manhã desta segunda-feira  (21). 

 Filho do ex-deputado Ramalho Leite, e  da ex-prefeita Marta Ramalho, ele  morreu nesse domingo  (20) vítima de  um atropelamento na  rodovia BR-304  próximo  ao município de  Macaíba, no  Rio  Grande  do Norte.

 Inúmeras pessoas compareceram ao  enterro do empresário, sepultado  sob  forte comoção da família, parentes e  amigos. 

 Flávio havia passado a noite com os pais  em Bananeiras e seguia para Natal ao  encontro da mulher e das filhas, quando a tragédia aconteceu. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-RN), o empresário havia parado para comprar uma água e no momento que tentava atravessar a rodovia foi atropelado por um caminhão.



RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA