segunda-feira, 14 de abril de 2014

CERCA DE 15 BARES TERÃO ÁGUA E ENERGIA CORTADAS NA ORLA DE CABEDELO

A Cagepa Paraíba e a Energisa vão suspender, dentro de 20 dias, o fornecimento de água e de energia elétrica a cerca de 15 bares e restaurantes na orla de Cabedelo.

As duas empresas receberam recomendação da Promotoria de Justiça daquela cidade para realizarem este procedimento, desde o dia 8 deste mês.

Os dois serviços serão suspensos pelas concessionárias porque os proprietários dos estabelecimentos, embora alertados, insistem em comercializar no local sem o devido alvará de funcionamento.

A maioria deles funcionam na praia de Ponta da Mata.

PARTIDO DA PÁTRIA LIVRE REÚNE SUA EXECUTIVA ESTADUAL NESTA TERÇA


A executiva estadual do Partido da Pátria Livre (PPL) vai se reunir, nesta terça-feira, 15, às 10 horas, em um hotel do centro de João Pessoa.
Em pauta, discussão sobre os planos e estratégias para as eleições 2014 e dispositivos a cerca do novo estatuto da legenda.

O presidente regional, líder sindical Chico do Sintran, afirmou que o PPL já decidiu buscar alianças que viabilizem a eleição de, pelo menos, um deputado estadual e até contribuir para a vitória de um federal.





BASTIDORES...

Cícero, escanteado, não vai às reuniões do PSDB na região de Pombal



O senador Cícero Lucena não participou das reuniões que o PSDB realizou ontem, domingo, em Pombal e Conceição.

Nos bastidores, o que se comenta é que existe a possibilidade dos tucanos lançarem Wilson Santiago (PTB) ao senado, pré-candidatura inclusive confirmada pelo próprio WS, que já descartou qualquer conversa com outros partidos.

Nesse caso, o senador Cícero sairia para deputado federal e o presidente da sigla, deputado federal Rui Carneiro, comporia a chapa como vice do senador Cássio Cunha Lima pré-candidato ao governo do estado.

Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos.


Novo presidente assume a ARPB

José Otávio Maia de Vasconcelos não é mais presidente da Agência de Regulação da Paraíba (ARPB). 

Em seu lugar assume o cargo Yuri Simpson Lobato.


A nomeação está no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou ontem, 12 de abril.





Governador nomeia presidente do PSB para assessor no Palácio da Redenção


O presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, assume hoje o cargo de Assessor de Gabinete do governo da Paraíba, com exercício no Palácio da Redenção.

Sua nomeação saiu sábado, 12, no Diário Oficial.


Pré-candidato a deputado federal, Rosas deve ficar na função até o mês de junho, quando terá que se desincompatibilizar para disputar as eleições.



PARTIDOS TÊM ATÉ ESTA SEGUNDA PARA ATUALIZAR E APRESENTAR LISTA DE FILIADOS AO TSE 

Os 32 partidos políticos com registro no TSE têm até esta segunda-feira (14) para submeterem, via Internet, a relação de seus filiados, contendo data da filiação, número dos títulos eleitorais e das seções em que estão inscritos. 

O referido prazo está previsto no artigo 19 da Lei 9.096/95, e também no cronograma disposto no provimento n.º 3/2014 da Corregedoria Geral da Justiça Eleitoral.

Voto na urna eletronica - eleicoes  - 27-07-12


A determinação possibilita que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identifique as duplicidades de filiação e notifique os eleitores para regularização. 

Caso os partidos não submetam a relação até esta data, permanecerá inalterada a filiação de todos os eleitores encaminhada anteriormente.

Todos os diretórios municipais devem manter o cadastro atualizado com inclusões de novos membros e exclusões.

Vale lembrar que somente a direção do partido político pode administrar o sistema, por meio de senha adquirida no Cartório Eleitoral, no caso dos diretórios municipais e Corregedoria Regional Eleitoral, quando se tratar de diretórios estaduais. 

É importante que todos os diretórios encaminhem a lista dentro do prazo estabelecido.

De 15 a 21 de abril, o TSE identificará as duplicidades de filiação e, a partir do dia 22, publicará na internet as relações oficiais dos filiados.

Para concorrer a um cargo eletivo em 5 de outubro deste ano, o candidato tem de estar filiado à legenda pela qual pretende concorrer há pelo menos um ano antes do pleito.
ECLIPSE LUNAR ACONTECE NO BRASIL NA MADRUGADA DE HOJE PARA AMANHÃ


Para os amantes da astronomia, a madrugada de amanhã (15) é esperada com ansiedade, pois acontece um eclipse total da Lua. 

O fenômeno poderá ser visto em todo Brasil, mas será melhor percebido na fase final, nas localidades mais a Oeste do país. 

A Lua, a Terra e o Sol estarão em perfeito alinhamento, cobrindo a Lua na sombra da Terra.

                         Eclipse total, nesta madrugada, deixará a Lua cor de sangue Segundo o Observatório Nacional, o evento vai começar às 3 da madrugada, horário de Brasília, quando a lua já está no lado poente.
A duração do eclipse total, enquanto a lua ficar totalmente imersa na sombra da Terra, será de 78 minutos.

O nosso satélite natural que estará entre a estrela Espiga (a mais brilhante da Constelação de Virgem) e o planeta Marte, apresentará uma tonalidade avermelhada.

O Observatório Nacional explica que o fenômeno é chamado de Lua Vermelha ou Lua Sangrenta.

COM PÍFIO DESEMPENHO, PARAÍBA É 4º DO NORDESTE EM ENERGIA EÓLICA 


Apesar de apresentar o 4º melhor desempenho da região Nordeste, em relação ao percentual participativo na geração de energia, a Paraíba vem - nos últimos anos - perdendo espaço na expansão da energia eólica. 

No boletim das usinas eólicas, publicado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a Paraíba aparece com apenas 2% da participação, ficando atrás da Bahia (12%), Rio Grande do Norte (20%) e Ceará (34%).

Sem atlas eólico, Paraíba perde competitividade A falta do atlas eólico, que identifica os melhores locais para a implantação de parques e usinas, coloca a Paraíba em desvantagem em relação aos demais estados, sobretudo os do Nordeste, onde se concentra 80% da produção do país.

Para a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Melo, o percentual de produção da Paraíba (2%) é baixo porque o maior potencial desse tipo de energia está no Nordeste.

Segundo ela, todos os estados que almejam o sucesso devem ter seus respectivos mapas eólicos.

                          “O Nordeste como um todo é um grande produtor e muitos estados da região já
                            possuem os mapas
                           Sem ele, quem hoje quiser investir na Paraíba vai ter que arriscar, é diferente de 
                           quem decide investir em estados que possuem o atlas”, pontuou.

O Nordeste se destacou em relação ao aumento da capacidade, atingindo 1.461 MW provenientes de 60 usinas em janeiro deste ano: dessas, 12 estão na Paraíba. 

O crescimento foi de 25,3% em comparação a janeiro de 2013. 

Esse valor, segundo o boletim, representa 66% da capacidade total de usinas eólicas do país.

De acordo com a CCEE, a geração nesse submercado apresentou aumento de 39% em janeiro de 2014, em relação ao mesmo mês do ano anterior. 

O estado do Ceará – que possui 20 usinas, oito a mais que a Paraíba – foi o destaque do Nordeste, por apresentar maior geração de energia.

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA