sábado, 12 de abril de 2014

ESPECIALISTAS DISCUTEM NOVOS MÉTODOS DE PREVENÇÃO À TROMBOSE E AO AVC


Um encontro que começou hoje, 12, no Rio, três institutos federais de saúde discutem o problema que pode levar à embolia pulmonar e ao acidente vascular cerebral (AVC): a formação de coágulos nas veias da perna - conhecida como trombose venosa profunda - e no coração, chamada de fibrilação atrial.

A primeira Jornada Nacional Antitrombose, promovida pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), reúne cerca de 300 participantes, entre estudantes, residentes e médicos.

Especialistas discutem novos métodos de prevenção de trombose

O coordenador do encontro, Salo Buksman, médico do Into, explicou que já houve outros encontros no instituto, mas pela primeira vez a jornada conta com os institutos do câncer e de cardiologia para debater
um problema comum às três áreas da medicina.

Nele estão sendo debatidas novas formas de tratamento e novas drogas anticoagulantes que podem ajudar na prevenção das doenças.

Após o evento, os institutos pretendem divulgar uma carta de recomendações com os temas discutidos no encontro, além de estatísticas sobre a doença.

No Brasil, a estimativa do ministério da saúde é que um ou dois habitantes a cada mil sofram de trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

A fibrilação atrial atinge cerca de 1,5 milhão de brasileiros e é responsável por 20% dos casos de acidente vascular cerebral registrados no país.
PT ADIA PARA MAIO DECISÃO SOBRE CANDIDATURA PRÓPRIA OU ALIANÇA COM O PMDB

A reunião do diretório regional do PT, hoje, acabou não definindo o rumo a seguir nas eleições deste ano.
 
Os delegados do partido adiaram para o mês de maio a definição de candidatura própria ou aliança com o PMDB, embora tenham o senado federal como preferência para compor na chapa majoritária.



Assim, sendo a aliança com o PMDB uma possibilidade e não uma decisão firmada, a pre-candidatura de Nadja Palitot ao governo do estado continua mantida, e, até mesmo para o senado, é o nome preferido.


                          O prefeito Luciano Cartaxo classificou a decisão como positiva:

                          “O PT decidiu por avaliar melhor o cenário político e isso é muito positivo. 
                            É preciso antes de qualquer acontecimento elucidar as ideias”, disse.

De agora em diante serão intensificados os debates com o PMDB e as possíveis alianças com o intuito de discutir as prováveis funções na chapa.

Mas só aos 40 diretorianos da executiva estadual caberá a decisão sobre o melhor quadro para representar os petistas nas eleições deste ano.


AUTOR DE 'AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA' CONFESSA QUE NÃO SERIA CAPAZ DE ATUALIZÁ-LO


Vencedor de vários prêmios internacionais e com obras traduzidas em vários idiomas, o escritor uruguaio Eduardo Galeano afirmou que não voltaria a ler 'As Veias Abertas da América Latina', seu livro mais conhecido.

                         “Eu não seria capaz de ler o livro de novo.
                           Eu não tinha a formação necessária.
                          Para mim, essa prosa da esquerda tradicional é pesadíssima.
                          Não estou arrependido de tê-lo escrito, mas foi uma etapa que, para mim, está 
                          superada.”

Autor internacional, homenageado pela 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura que se realiza, em Brasília, o escritor disse que embora algumas das questões abordadas no livro continuem “se desenvolvendo e se repetindo”, a realidade mundial mudou muito desde que a obra chegou às livrarias.


       Galeano: realidade mudou e que não releria seu livro mais conhecido

Hoje, Galeano, que tem 73 anos, confessa que não tem interesse em reescrevê-lo ou atualizá-lo.

Para ele, em todo o mundo experiências de partidos políticos de esquerda no poder “às vezes deram certo, outras não, sendo demolidas, muitas vezes, por estarem certas, e dando margem a golpes e ditaduras militares, com sacrifícios humanos e crimes cometidos em nome da paz social e do progresso".

Segundo ele, em alguns períodos, "essa prosa da esquerda internacional é pesadíssima” e, em alguns períodos, "é a esquerda que comete erros gravíssimos".

ESPECIALISTAS EM VOZ VÃO ATENDER, GRATUITAMENTE, NA QUARTA-FEIRA


Médicos e fonoaudiólogos vão realizar na próxima quarta-feira, 16, Dia Mundial da Voz, atendimentos gratuitos em pessoas com queixa de rouquidão persistente. 

A ação será realizada no Hospital Edson Ramalho, no Hospital Universitário (HU) da UFPB (setor de fonoaudiologia), no Centro Universitário de Ensino do Unipê (setor de fonoaudiologia), das oito e meia
da manhã às cinco horas da tarde (8h30 às 17h).

                           Especialistas em voz farão atendimento gratuito na quartaO objetivo da campanha é oferecer ao público uma oportunidade de atendimento com especialistas da voz, com foco direcionado a distúrbios da voz e à antecipação do câncer de laringe.

Após o atendimento, se necessário, as pessoas serão encaminhadas às unidades públicas responsáveis e 
os casos suspeitos de câncer serão encaminhados para o Hospital Napoleão Laureano.

A ação da Campanha da Voz 2014 é promovida pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, a Associação Paraibana de Otorrinolaringologia e a Sociedade Paraibana de Fonoaudiologia.

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA