terça-feira, 4 de março de 2014

SELEÇÕES JOGAM ÚLTIMOS AMISTOSOS ANTES DA CONVOCAÇÃO PARA A COPA


As trinta e duas seleções que participarão da Copa do Mundo no Brasil disputam nesta quarta-feira os últimos jogos amistosos antes de definir a lista dos 23 jogadores que defenderão seus países, com destaque para os choques Espanha-Itália e França-Holanda.

Os técnicos precisam entregar à Fifa uma pré-lista com 30 nomes até o dia 13 de maio e a convocação definitiva até 2 de junho.

Nesta quarta-feira, nove partidas colocarão frente a frente duas equipes classificadas para o Mundial.

O Brasil optou por enfrentar um adversário que não disputará a competição, a África do Sul.

Espanhóis e italianos se enfrentam na repetição do final da Eurocopa-2012, com a estreia do brasileiro, naturalizado espanhol, Diego Costa, na seleção comandada por Vicente Del Bosque, no estádio Vicente Calderón.

Já a França terá uma tarefa complicada contra a Holanda, comandada por Louis Van Gaal, que terminou com a melhor campanha das eliminatórias europeias.

A Alemanha recebe o Chile em Stuttgart e precisa encarar o jogo com cautela, já que os chilenos derrotaram recentemente a Inglaterra por 2 a 0 em Wembley.

A Argentina de Lionel Messi deve ter uma partida mais fácil contra a Romênia, em Bucareste.

Já a Croácia, adversário do Brasil na estreia do Mundial em 12 de junho, em São Paulo, enfrentará em Saint-Gallen a Suíça.

O México, que joga contra os brasileiros em 17 de junho, em Fortaleza, encara a Nigéria nesta quarta-feira em Atlanta, nos Estados Unidos.

Camarões, último adversário do Brasil na primeira fase, em 23 de junho em Brasília, terá um jogo complicado contra a seleção portuguesa de Cristiano Ronaldo, em Leiria.

A Bélgica do jovem craque Eden Hazard recebe a Costa do Marfim do veterano Didier Drogba em uma disputa entre equipes que podem surpreender na Copa.

A Inglaterra, por sua vez, terá pela frente a Dinamarca, em Wembley.

Uruguai e Colômbia não devem ter dificuldades para superar Áustria e Tunísia, respectivamente.

LÍDER DO PMDB NA CÂMARA DEFENDE ROMPIMENTO DA ALIANÇA COM O PT

O líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ) defendeu hoje o rompimento da aliança nacional do partido com o PT.

Cunha também disse que Falcão age de 'má fé'
Líder do PMDB ataca presidente do PT nacional

Com críticas ao presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, Cunha afirmou em seu perfil no Twitter que o PMDB "não é respeitado pelo PT" por isso os peemedebistas devem repensar a união com o principal aliado para as eleições de outubro.

Em entrevista a Folhapress, o peemedebista reiterou as críticas e a defesa do fim da aliança ao afirmar que Falcão desrespeitou o PMDB ao fazer críticas a lideranças da sigla.

A bancada do PMDB da Câmara, como decidiu coletivamente, não vai indicar nenhum nome na reforma ministerial mesmo que o governo decida contemplá-la com uma pasta no primeiro escalão.

"A bancada do PMDB na Câmara já decidiu que não indicará qualquer nome para substituir ministros.

Pode ficar tudo para o Rui Falcão", alfinetou o líder Eduardo Cunha.

O presidente do PT não foi encontrado para comentar as declarações de Cunha.

Liderada por Cunha, a bancada do PMDB da Câmara decidiu adotar postura "independente" nas votações no Congresso desde que Dilma manifestou a intenção de retirar do grupo uma pasta na reforma ministerial.

Os deputados decidiram não indicar nenhum nome à presidente e articulam a formação de um "blocão" com partidos insatisfeitos com o PT.

Enquanto isso, na Paraíba, há quem defenda uma aliança PT/PMDB, com a retirada da pré-candidatura ao governo de Nadja Palitot em favor do peemedebista Veneziano.

Não é um contrasenso?

BRASILEIRO TERÁ BANDEIRAS TARIFÁRIAS PARA IDENTIFICAR CUSTO DA ENERGIA ELÉTRICA

A partir de 2015, as contas de energia terão uma novidade: o Sistema de Bandeiras Tarifárias.

As bandeiras verde, amarela e vermelha indicarão se a energia custará mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade.

Para facilitar o entendimento das bandeiras tarifárias pelos consumidores, 2013 e 2014 foram escolhidos como Anos Testes.

Em caráter educativo, a Aneel tem divulgado mês a mês as bandeiras que estariam em funcionamento.

Além disso, as distribuidoras divulgam, na conta de energia, a simulação da aplicação das bandeiras para o subsistema de sua região.

O consumidor poderá compreender, então, qual bandeira estaria valendo no mês atual, se as bandeiras tarifárias já estivessem em funcionamento.

O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha – as mesmas cores dos semáforos - e indicam o seguinte:

Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia, a tarifa não sofre nenhum acréscimo;

Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos;

Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração, a tarifa sofre acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 kWh consumidos.

A Paraíba pertence ao Subsistema Nordeste, que atende aos estados da região.

DONA NATÉRCIA, MÃE DO GOVERNADOR, INTERNADA NA UNIMED

Está no http://www.clickpb.com.br/:
Mãe de Ricardo Coutinho está internada em estado grave na capital
A mãe do governador Ricardo Coutinho, dona Natércia Vieira, está internada no Hospital da Unimed, em João Pessoa, desde a última terça-feira (25). 
Dona Natércia está em estado grave e se alimentando apenas através de sonda.
De acordo com informações, os filhos dels residentes em outros estados, como Brasília, Ceará e Rio Grande do Norte, se encontram todos na capital paraibana para visitar a mãe. 
O governador Ricardo Coutinho tinha viagem programada para o período carnavalesco, mas preferiu permanecer na Paraíba.
No ano passado, a mãe de Ricardo Coutinho enfrentou problemas de saúde e ficou internada no hospital da Unimed.

NÚMERO DE CANDIDATOS AO NOBEL DA PAZ BATE NOVO RECORDE

O número de candidaturas ao Nobel da Paz bateu novo recorde este ano.

 Conforme anunciou hoje o Instituto Nobel, foram apresentadas 278 propostas ao prêmio que vai atribuir os galardões no mês de outubro, em Oslo, na Noruega.
Apresentadas mais de 270 candidaturas ao Nobel da Paz
Reuters


"O número de candidaturas aumenta quase todos os anos, o que ilustra o interesse crescente pelo prêmio", disse à agência France Presse o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, acrescentando que a organização "recebeu nomeações de todo o mundo".

O Comité Nobel reuniu-se hoje pela primeira vez este ano para analisar as candidaturas que, para serem consideradas válidas, têm de ser enviadas antes da data limite, 01 de fevereiro.

Nesta primeira reunião, os cinco elementos do comité podem, eles próprios, apresentar candidatos além dos nomes já indicados pelos proponentes habituais: deputados e ministros de todos os países, professores universitários, antigos laureados, membros de algumas organizações internacionais, entre outros.

A lista dos candidatos é mantida em segredo desde há pelo menos 50 anos.

Lundestad disse apenas que 47 dos 278 candidatos ao prêmo Nobel da Paz são organizações.

O nome do vencedor deverá ser anunciado a 10 de outubro em Oslo, a capital norueguesa.

O recorde anterior foi batido no ano passado, quando foram recebidas 259 candidaturas.

O prêmio foi atribuído à Organização para a Interdição de Armas Químicas, que está empenhada em desmantelar o arsenal de armas químicas do regime sírio.

COMEÇA A CONTAGEM REGRESSIVA: BRASIL ESTÁ A 100 DIAS DO INÍCIO DA COPA DO MUNDO


Faltam apenas 100 dias para a Copa do Mundo no Brasil.

A contagem regressiva, que começou hoje, 4, vai até 12 de junho, data da abertura do Mundial, no Itaquerão, em São Paulo. 

Para marcar o início da contagem regressiva, pontos turísticos e monumentos das 12 cidades-sede da Copa terão iluminação especial, em verde e amarelo.

Brasil a 100 dias da Copa – começa a contagem regressiva

O site da Federação Internacional de Futebol (Fifa) também destacará, diariamente, curiosidades e estatísticas da história da Copa do Mundo.

Hoje, 4, foram lembrados os maiores públicos já registrados em mundiais.

O recorde, de 173.850 torcedores, foi registrado no Maracanã, quando o Brasil perdeu para o Uruguai, na final da Copa de 1950.

Hoje, reformado para o Mundial de 2014, o estádio tem apenas 73.531 assentos.

Amanhã, 5, as 32 seleções classificadas para o Mundial disputarão partidas amistosas – entre as quais, nove serão confrontos diretos entre os participantes, com destaque para a partida entre os dois últimos campeões mundiais, Itália (2006) e Espanha (2010).

A seleção brasileira enfrenta a África do Sul, a partir das duas da tarde (horário de Brasília), no estádio Soccer City, em Johanesburgo.

Em Belo Horizonte, receberão a iluminação verde e amarela a Cidade Administrativa, o Mineirão, a Casa do Baile e o Museu Abílio Barreto;

em Brasília, o Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, o Ministério do Esporte e a Ponte JK;

em Cuiabá , a Igreja Nossa Senhora do Rosário;

em Curitiba, o Jardim Botânico e a Praça do Japão;

e, em Fortaleza, a Arena Castelão, o Palácio da Abolição, o Centro de Eventos, a Catedral Metropolitana, a Estátua de Iracema, a Praça Portugal, o Palácio do Bispo e o Moinho Fortaleza.

Terão iluminação especial em Manaus o Paço da liberdade, o Mercado Municipal e o complexo turístico da Ponta Negra;

em Natal, o Pórtico dos Reis Magos;

em Porto Alegre, o Centro Cultural Usina do Gasômetro;

no Rio de Janeiro, o Maracanã;

em Salvador, a Arena Fonte Nova e o Elevador Lacerda;

e, em São Paulo, o Theatro Municipal, o Monumento à Bandeira e a sede da prefeitura.

O QUE ABRE E FECHA NESTA TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL, EM JOÃO PESSOA

Apenas o 'Manaíra Shopping' está  funcionando normalmente nesta terça-feira, 4, último dia de carnaval, em João Pessoa.

As lojas estarão abertas até às 22 horas.

No Mag Shopping, a praça de alimentação e o parque infantil  abriram ao meio-dia e estarão em atividades até 10 da noite, mas as lojas e os cinemas funcionam a partir de agora, uma da tarde.

O Tambiá Shopping está com todas as suas lojas fechadas e somente os cinemas estarão à disposição do público nesta terça-feira.

Amanhã, quarta-feira de cinzas, Mag Shopping e Tambiá Shopping terão horários diferenciados: ambos abrirão suas lojas a partir do meio-dia.

PETROBRÁS PREOCUPA ANALISTAS AO PREVÊ REAL FORTE


A Petrobras estima para 2014, quando da previsão de seus gastos e investimentos, um real bem mais forte do que os especialistas e o próprio Branco Central  prevêem,  causando preocupação aos calculadores.

Petrobras prevê real forte e preocupa analistas

Na semana passada, ao anunciar seu plano de investimento até 2018, a empresa declarou que trabalha com um dólar a R$ 2,23 este ano.

Este panorama é bastante distinto que antecipam analistas consultados pelo Banco Central, que calculam uma cotação média de R$ 2,45.

Por sua vez, o Comitê de Política Monetária do BC trabalha com um valor médio de R$ 2,40.

Nas análises de hoje, a moeda americana tem uma cotação de R$ 2,32.

“Ninguém no mercado consegue entender de onde isso saiu”, diz Fávio Conde, analista da Corretora Gradual.

“Não posso acreditar na seriedade disso, porque todas as previsões, de dívida, de investimento, de importação, ficam maquiados”, afirma o economista Mauro Rochlin, do Ibmec/Rio.

O banco suíço UBS, por sua vez, considerou a taxa “uma surpresa”.

Quando contactada, a Petrobras preferiu não comentar o tema.

PRESIDENTE RUSSO DIZ QUE 'HOUVE GOLPE DE ESTADO ANTICONSTITUCIONAL NA UCRÂNIA'

"Houve um golpe de Estado anticonstitucional na Ucrânia".

O presidente russo, Vladimir Putin, denunciou hoje, 4, uma "tomada de poder pelas armas" na Ucrânia, acrescentando que o que ocorreu foi um "golpe de Estado anticonstitucional", resultado de uma insurreição armada.

Houve um golpe de Estado anticonstitucional na Ucrânia

Estas foram as primeiras declarações de Putin sobre a crise na Ucrânia durante entrevista a grupo de jornalistas, veiculada pela televisão estatal russa.

Putin disse que o envio de tropas russas para a Ucrânia "não é necessário neste momento" e acrescentou que a Rússia se reservou o direito de usar "todos os meios" para proteger os seus cidadãos neste país.

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia agravou-se na última semana, após a queda do presidente Viktor Ianukóvitch, por causa da Crimeia, península do Sul do país onde se fala russo e onde está localizada a frota da Rússia no Mar Negro.

A Câmara Alta do Parlamento russo aprovou sábado, por unanimidade, um pedido do presidente Vladimir Putin para autorizar "o recurso às Forças Armadas russas no território da Ucrânia".

As forças russas que cercam a base aérea ucraniana de Belbek, perto de Sebastopol, na Crimeia, dispararam tiros de aviso contra militares ucranianos que tentavam se aproximar, informou um oficial das forças locais.

Os homens dispararam para o ar quando um grupo de 300 militares ucranianos se aproximou do aeroporto, na manhã de hoje.

Além de disparar os tiros para o ar, os russos disseram que abririam fogo para evitar que os ucranianos se aproximassem.

Diante da ameaça, os soldados ucranianos não continuaram e ficaram na área externa da base, onde forças russas cercam a base de Belbek.

Vladimir Putin garante que as unidades militares ucranianas estão sendo impedidas por forças locais simpatizantes ao governo russo e não por tropas sob seu comando. 

VOLTA DA FOLIA DEVE LOTAR ESTRADAS DA GRANDE JOÃO PESSOA A PARTIR DA NOITE DE HOJE


O movimento nas estradas pessoenses deve voltar a ficar intenso a partir da noite e madrugada desta terça-feira, 4, por conta da volta do Carnaval.

A expectativa das autoridades é de que mais de 60 mil veículos passem pelas rodovias federais e estaduais ao final do feriado prolongado.

No retorno, o movimento mais intenso é esperado entre as 4 horas da manhã e as 6 horas da noite desta  quarta-feira, 5.

Por conta disso, as chefias da PRF, do BPTRan e da Semob montaram uma operação especial para monitoramento das rodovias.

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA