quinta-feira, 22 de maio de 2014

SISTEMAS DE ATENDIMENTO DO INSS ESTARÃO FORA DO AR DE 30 DE MAIO 
A 1º DE JUNHO 



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou por meio de nota que os sistemas de atendimento do instituto estarão indisponíveis em todas as unidades de 30 de maio a 1º de junho, devido à modernização do centro de processamento da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

Os serviços estarão restabelecidos no dia 2 de junho.

Sistemas de atendimento do INSS estarão fora do ar de 30 de maio a 1º de junho

 Segundo a nota divulgada, a interrupção também afetará os serviços previdenciários disponíveis no portal da Previdência Social e na Central de Teleatendimento 135.

Dessa forma, serviços como o agendamento do atendimento, extrato de pagamentos, inscrição na Previdência Social, emissão da Guia da Previdência Social, entre outros, estarão indisponíveis.
PRESIDENTE DO STF REVOGA TRABALHO EXTERNO DE MAIS QUATRO CONDENADOS NO MENSALÃO 



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, revogou hoje (22) o benefício de trabalho externo de mais quatro condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. 

O presidente cassou o benefício dos ex-deputados Valdemar Costa Neto, Bispo Rodrigues e Pedro Corrêa e do ex-tesoureiro do extinto PL Jacinto Lamas. 

Barbosa entendeu que eles não podem receber trabalhar fora do presídio por não terem cumprido um sexto da pena.

Barbosa revoga trabalho externo de mais quatro condenados no mensalão

Com o mesmo argumento, Barbosa revogou os benefícios do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, do ex-deputado Romeu Queiroz, do ex-advogado de Marcos Valério, Rogério Tolentino, e do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que não chegou a receber autorização para trabalhar.

De acordo com a Lei de Execução Penal, a concessão do trabalho externo deve seguir requisitos objetivos e subjetivos.

A parte objetiva da lei diz que o condenado deve cumprir um sexto da pena para ter direito ao benefício.

          "A prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção do estabelecimento, dependerá
           de aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo de 1/6 [um sexto] da 
           pena", informa o Artigo 37.

Porém, a defesa dos condenados no processo do mensalão alega que o Artigo 35 do Código Penal não exige que o condenado a regime inicial semiaberto cumpra um sexto da pena para ter direito ao trabalho externo.

Desde 1999, após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os juízes das varas de Execução Penal passaram a autorizar o trabalho externo ainda que os presos não cumpram o tempo mínimo de um sexto da pena para ter direito ao benefício.

De acordo com a decisão, presentes os requisitos subjetivos, como disciplina e responsabilidade, o pedido de trabalho externo não pode ser rejeitado.

No entanto, Joaquim Barbosa afirma que o entendimento do STJ não vale para condenações em regime inicial semiaberto.

Para justificar a aplicação integral do Artigo 37, Barbosa cita decisões semelhantes aprovadas em 1995 e em 2006, no plenário da Corte.

A controvérsia será resolvida somente quando o plenário da Corte julgar o recurso impetrado pela defesa dos condenados.

A data do julgamento depende da liberação do voto de Barbosa.

STF ACATA RECURSO E MANTÉM POLLYANA DUTRA À FRENTE DA PREFEITURA DE POMBAL



O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu à unanimidade dar provimento a recurso da prefeita de Pombal, Pollyanna Dutra (PT), deferindo o registro de candidatura, referente às eleições de 2012. 

A decisão ocorreu em julgamento na tarde desta quinta-feira (22).

A gestora estava no cargo por força de uma liminar expedida pelo próprio STF. 


 O relator do processo, ministro Teori Zavascki, acatando os argumentos da defesa, entendeu que a eleição de Pollyanna não se caracteriza como um terceiro mandato consecutivo, dentro de um mesmo núcleo familiar.

O referendo foi seguido pelos demais membros da Corte, inclusive, com voto do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.

Os ministros entenderam que o caso da gestora era diferente.

Eles reconheceram que o ex-marido de Pollyanna e ex-prefeito do município, Jairo Feitosa (PT), havia falecido, ao contrário de fraudes eleitorais identificadas pela Corte em que casais se separam oficialmente, para que o conjugue dispute a eleição, mesmo que continuem juntos à surdina.

O ex-prefeito Jairo Feitosa (PT), foi eleito em 2004 e faleceu em 2007, vítima de um acidente automobilístico.

Em 2008, candidata, a viúva Pollyanna venceu a eleição e, concorrendo novamente em 2012, foi reeleita com 9859 votos.

A segunda colocada, Mayenne Van (PMDB) obteve 9706 votos.
EXPLORAÇÃO SEXUAL AGORA É CRIME HEDIONDO NO BRASIL


A presidenta Dilma Rousseff sancionou, em cerimônia fechada à imprensa, a lei que torna hediondo o crime de exploração sexual de criança, adolescente ou pessoa vulnerável. 

A apresentadora Xuxa Meneghel e o cantor Sérgio Reis participaram da cerimônia, realizada no Palácio do Planalto. 

Na saída do palácio, Xuxa, que é “madrinha” do disque 100, número que pode ser usado para denúncias deste tipo de crime, declarou:  

                          “agora realmente não tem mais conversa                                                                                                Fez vai ter de pagar, e por muito tempo”.

O governo federal vai pedir ao Judiciário que nomeie um juiz para para ficar responsável por este tipo de crime nas 12 cidades sede da Copa do Mundo.

A nova lei estipula como exploração sexual de criança e adolescentes a utilização deles em atividades sexuais remuneradas, a pornografia infantil e a exibição em espetáculos sexuais públicos ou privados. 

A proposta diz que o crime ocorre mesmo que não haja ato sexual propriamente dito, mas qualquer outra forma de relação sexual ou atividade erótica que implique proximidade física e sexual entre a vítima e o explorador.

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA