terça-feira, 1 de abril de 2014

INTERLEGIS INICIA TREINAMENTO PARA SERVIDORES DE ASSEMBLEIAS E CÂMARAS MUNICIPAIS 


O Interlegis aplica nesta semana duas oficinas para servidores de câmaras municipais.

O treinamento ocorre até a próxima sexta-feira, 4, e constará de aulas sobre o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

O objetivo é permitir a economia de recursos pelos legislativos municipais, a partir da implantação de sistemas gratuitos de fácil manutenção.

assembleia

Trata-se de um curso presencial completo, gratuito, destinado a funcionários de câmaras municipais e assembleias de todo o País com foco no cumprimento das Leis de Transparência e de Acesso à Informação.

Na primeira etapa, os instrutores vão capacitar os servidores para que eles estejam aptos a administrar o portal de Internet de suas respectivas Casas.

O Portal Modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara.

Ele também pode ser hospedado, sem custos, no Interlegis, sob o domínio  .leg.

Na segunda etapa, vão oferecer as informações e esclarecer dúvidas sobre o uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, um produto que também é oferecido gratuitamente e que possibilita a informatização dos processos dentro das casas legislativas.

PAPA FRANCISCO CANONIZA PADRE JOSÉ DE ANCHIETA NESTA QUARTA-FEIRA 


O beato José de Anchieta, um dos jesuítas fundadores da cidade de São Paulo, vai ser canonizado amanhã, 2 de abril, quando o Papa Francisco publicará o decreto que o proclama santo.

A informação foi divulgada pela agência Zenit, acrescentando que o espanhol José de Anchieta será canonizado juntamente com dois beatos nascidos na França, ligados à evangelização do Canadá - Maria da Encarnação Guyart e o bispo Francisco de Montmorency-Laval.

O papa João Paulo II foi quem beatificou o “apóstolo do Brasil”.

Padre Anchieta será canonizado nesta quarta-feira

O site Evangelho Quotidiano diz que o padre José de Anchieta é canonizado sem os dois milagres geralmente necessários, um para a beatificação e outro para a canonização.

O procedimento é chamado canonização equipolente, pois equivale ao processo normal para declarar que "determinada pessoa morta se encontra junto de Deus, no céu, intercedendo pelos que ainda vivem na terra”.

Segundo a Zenit, para a canonização equipolente são necessários três requisitos: prova do culto antigo ao candidato a santo, atestado histórico incontestável da fé católica e das virtudes do candidato e a fama ininterrupta de milagres intermediados pelo candidato.

A agência informa serem “ inúmeros os milagres e graças atribuídos à intercessão” de José Anchieta, que é venerado como “bem-aventurado”, aquele que está junto de Deus, quer por brasileiros, quer por católicos das ilhas espanholas Canárias.

No dia 24 de abril, às 18 horas, em Roma, na Igreja de Jesus, o papa Francisco presidirá missa de ação de graças pela canonização do "apóstolo do Brasil", na qual estará presente o bispo de Tenerife (terra natal de Anchieta), Bernardo Álvarez.

O processo de Anchieta começou no ano de sua morte, em 1597, e prolongou-se por 417 anos.

              (nakamura.fatosefotos.blogspot.com.br/*com informações da Agência Lusa

GOVERNO LANÇA QUINTO EDITAL DO PROGRAMA 'MAIS MÉDICOS' 


O Ministério da Saúde lançou hoje, 1º, o quinto edital do Programa Mais Médicos.

O documento, publicado no Diário Oficial da União, torna público o chamamento de profissionais formados em instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras (com diploma revalidado no Brasil).

De acordo com a publicação, as inscrições - que começaram às 8 horas da manhã de hoje e vão até as 18 horas (seis da noite) do dia 3 de abril - podem ser feitas no endereço eletrônico do programa na internet.

Também hoje, às 14 horas (duas da tarde), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, fala sobre a nova etapa do programa, ocasião em que divulgará medidas com foco em municípios de alta vulnerabilidade.

Dados do governo indicam que o 'Mais Médicos' encerrou a quarta etapa de seleção com um total de 13.235 médicos alocados em mais de 4 mil municípios brasileiros.

EDMILSON SOARES É MAIS UM QUE DEIXA A BASE DO GOVERNO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


O deputado Edmilson Soares (PEN) não mais pertence à bancada do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Ele fez o anúncio hoje de manhã, como primeiro orador do dia, numa sessão em que recordou um pouco da sua trajetória, lembrando os 16 anos como dirigente do Lyceu Paraibano e mais 20 colaborando com o Colégio Nossa Senhora de Lourdes  ('Lourdinas').

 "Nunca deixei de votar pelo governo e vou continuar do mesmo jeito. 

Só voto aquilo que for para o bem da Paraíba", afirmou.

Agora filiado ao PEN, Edmilson passou um bom tempo no PSB e foi por duas vezes secretário do prefeito Ricardo Coutinho, antes de ser eleito deputado estadual com mais de 33 mil votos.


 "Desde já deixo a base do governo", disse, dirigindo-se ao líder Hervásio Bezerra.


 "Vou seguir o PEN" - complementou.


Edmilson Soares é mais um dos que, desde o inicio de março, passaram para a bancada de oposição na Assembleia Legislativa, juntando-se aos deputados Carlos Dunga (PTB), Iraê Lucena (PSDB), Léa Toscano (PSB) e Branco Mendes (PEN).
MINISTÉRIO DIVULGA SEGUNDA CHAMADA DE APROVADOS NO SISUTEC


O ministério da Educação divulgou nesta terça-feira, 1º, o resultado da segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

A lista dos aprovados pode ser consultada no site do programa, opção "ver meu boletim".

O candidato pode acessar também as listas de aprovados nos 122 cursos disponíveis pelo filtro por instituição, local de oferta, curso e turno.

As matrículas devem ser feitas entre quarta, 2, e sexta-feira, 4.

As inscrições para as vagas remanescentes começam segunda-feira, 7, e vão até o dia 13 de abril.

No total, foram 527.730 estudantes inscritos no Sisutec. mas como cada candidato pode fazer até duas opções de curso, o total ultrapassou a faixa de 1 milhão (foram 1.016.211 inscrições).

Duzentas e 91.338 vagas foram disponibilizadas em 122 cursos técnicos de 937 instituições de ensino públicas e privadas, além das escolas do Senai e do Senac.

No caso da rede particular, se contemplado, o aluno terá bolsa de estudo.

A seleção é feita a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013.

Para concorrer, o aluno não pode ter tirado zero na redação.

A maioria das vagas é oferecida na Região Sudeste do Brasil, que responde por 55,72% delas.

O Nordeste vem na segunda posição, com 14,45% das vagas, seguido do Sul (13,92%), Centro-Oeste (11,63%) e Norte (4,28%).

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA