A lanterna contendo a Chama Olímpica chegou à Brasília, ponto de partida para um roteiro que incluirá 327 cidades das cinco regiões do país.
Após passar pelas mãos de 12 mil condutores, no dia 5 de agosto a tocha chegará ao Estádio Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Agência Brasil |
|
A lanterna contendo a Chama Olímpica |
O símbolo dos jogos chegou ao espaço aéreo de Brasília em avião da companhia Latam, que veio da Suíça.
O avião, escoltado por dois caças da Força Aérea Brasileira, trazia uma bandeira brasileira na cabine do piloto.
A chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, na cidade grega de Olímpia, a partir dos raios solares, seguindo um tradicional rito que faz uso de uma espécie de espelho côncavo chamado skaphia.
A lanterna contendo a chama chegou às 10h no Palácio do Planalto, alimentando a primeira Tocha Olímpica Rio 2016, onde começou a viagem pelas cinco regiões do país.
Além do Palácio do Planalto, a tocha passará pela Câmara e pelo Senado, pela Catedral Metropolitana e pela Igrejinha na Asa Sul.
A Tocha Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos, representando a paz, a união e a amizade entre os povos.
O Fogo Olímpico queimará na pira até o encerramento dos Jogos Olímpicos, quando será então apagado.
Na Paraíba, a tocha deve chegar no dia 2 de junho, por Pedras de Fogo, seguindo daí para Itabaiana e Campina Grande.
No dia 3 de junho deve passar por Guarabira, Sapé, João Pessoa e, no dia 4, concluirá o roteiro em solo paraibano no município de Mamanguape.