Alerta em Minas Gerais: Vale inicia construção de contenção para barragem que pode romper a qualquer momento
A mineradora Vale divulgou uma nota sobre o andamento da construção de uma contenção na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão dos Cocais.
O testo informa que foi iniciada a terraplanagem para a construção a seis quilômetros da estrutura que está em alerta de rompimento entre o domingo (19) e o próximo sábado (25).
A contenção de concreto começou a ser feita na quinta-feira (16) e funcionará como uma barreira física caso haja o rompimento.
“Além dessa estrutura que, após concluída, fará a retenção de grande parte do volume de rejeitos da barragem Sul Superior em caso de rompimento, a Vale está realizando intervenções de terraplenagem, contenções com telas metálicas e posicionamento de blocos de granito.”, explica a nota.
“A Vale ressalta que continua monitorando a barragem e o talude norte da cava de Gongo Soco 24 horas por dia e mantendo contato permanente com as autoridades competentes”, destaca a empresa no texto que ainda informa um aum,ento no fluxo de caminhões na área, devido ao trabalho.
A mineradora realizou simulação de evacuação em Barão de Cocais.
A atividade foi destinada aos moradores que não participaram da outra, ocorrida em 25 de março.