quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Placas de veículos terão padrão Mercosul




O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentará nesta quinta-feira (4), no Ministério das Cidades, o novo modelo brasileiro de placas veiculares no padrão Mercosul. 

O modelo foi aprovado por unanimidade na última reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

A Resolução 510, com as especificações da nova placa, será publicada no Diário Oficial da União.
Veja mais detalhes das novas placas:
A nova placa possui 40 cm de largura por 13 cm de altura - as mesmas dimensões já utilizadas no Brasil - e tem design que lembra o sistema da União Europeia. 

A identificação possui sete caracteres, com duas letras, três números e mais duas letras, capaz de gerar até 450 milhões de combinações. 

O fundo será branco, com uma faixa azul na parte de cima. Haverá o símbolo do Mercosul à esquerda, seguido do nome do país e bandeira.

Veja imagem da placa:
(Foto: divulgação)
O padrão Mercosul será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2016 para o emplacamento de veículos novos, e deve inibir a clonagem de veículos.  

( Blog com informações do Ministério das Cidades )
BC eleva Selic em 0,50 ponto para 11,75% ao ano


O Comitê de Política Monetária decidiu, nesta quarta-feira, 03, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,50 ponto porcentual para 11,75% ao ano.
 A alta vai ao encontro da expectativa da maior parte do mercado financeiro, segundo pesquisa do AE Projeções.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 20 e 21 de janeiro de 2015.





O Brasil ficou em 69º lugar entre os 175 países avaliados pelo Índice de Percepção da Corrupção, divulgado hoje (3) pela organização Transparência Internacional, referência mundial no assunto. 

No ano passado, o país tinha ficado em 72º lugar entre 177 países. 

O índice brasileiro passou de 42 para 43, em uma escala que vai de 0 a 100 – em que 0 significa muito corrupto e 100 livre de corrupção. 

Com isso, o Brasil melhorou sua posição no ranking, uma vez que os países que ocupam os primeiros lugares são aqueles onde a percepção de corrupção é menor.

Reprodução/Transparência InternacionalQuanto mais próximo da cor amarela, menos corrupto é o paísQuanto mais próximo da cor amarela, menos corrupto é o país

Nenhum dos 175 países avaliados este ano atingiu nota 100 e mais de dois terços ficaram abaixo de 50. 

Mais uma vez, a Dinamarca lidera o ranking como o país com o menor índice de corrupção no setor público e alcançou nota 92. 

Em segundo lugar, está a Nova Zelândia, com 91. 

Completando a lista dos cinco primeiros colocados estão a Finlândia, em terceiro; a Suécia, em quarto; e a Noruega e a Suíça, em quinto lugar. 

O relatório, elaborado desde 1995, é baseado em dados e pesquisas sobre corrupção, fornecidos por diferentes instituições e analisados por especialistas.

Empatados com o Brasil na 69ª colocação, estão mais seis países: Bulgária, Grécia, Itália, Romênia, Senegal e Suazilândia

Nas Américas, o Brasil ficou atrás de países como o Chile e o Uruguai e à frente da Argentina e da Venezuela. 

Entre os países que formam o bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o índice brasileiro ficou atrás apenas do sul-africano (67°) e à frente do indiano (85º), do chinês (100º) e do russo (136º).

Em último no ranking estão a Coreia do Norte e a Somália, ambos em 174º, com oito pontos. 

No relatório, China (nota 36), Turquia (nota 45) e Angola (nota 19) são citados como países que tiveram o pior desempenho em 2014. 

A China e a Angola perderam quatro pontos, enquanto a Turquia perdeu cinco, analisa Alejandro Salas, diretor da Transparência Internacional para as Américas.


Lei Antifumo entra em vigor em todo o Brasil




A partir de hoje, quarta-feira (3), passa a valer em todo o país a Lei Nº 12.546, chamada Lei Antifumo, que proíbe, entre outras coisas, fumar em ambientes fechados públicos e privados

A estimativa é que as novas regras influenciem os hábitos de 11% da população brasileira, composta por fumantes.

 cigarro Em caso de desrespeito à norma, os estabelecimentos comerciais podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.

A norma que entra em vigor nesta quarta extingue os fumódromos e acaba com a possibilidade de propaganda comercial de cigarros, mesmo nos pontos de venda, onde era permitida publicidade em displays. 

Fica liberada apenas a exposição dos produtos, acompanhada por mensagens sobre os males provocados pelo fumo.


Será permitido fumar em casa, em áreas ao ar livre, parques, praças, áreas abertas de estádios de futebol, vias públicas e tabacarias, que devem ser voltadas especificamente para esse fim. 

Entre as exceções estão também cultos religiosos, onde os fiéis poderão fumar caso faça parte do ritual.

A fiscalização nos bares e restaurantes ficará a cargo dos Procons regionais.

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA