segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

FALTAM 12 DIAS

Horário de verão termina dia 21




O horário de verão termina no terceiro fim de semana deste mês, do dia 20 para o dia 21 de fevereiro.

À meia-noite do dia 21, os relógios deverão voltar ao horário original, sendo atrasados em uma hora nos estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país: 


Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.


Foto de Severino Oliveira.
O horário especial começou, em 2015, à meia-noite do dia 18 de outubro.
No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses.

A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados que aderem à mudança, e também nos períodos de duração.


A ideia de adiantar a hora oficial em períodos de verão foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano.


O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar os gastos com carvão.


A única exceção para o decreto 6.558, de 2008, que define as regras do horário de verão atualmente, ocorre quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de Carnaval. 


Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

CNBB abre evento de 2016 nesta quarta




Nesta quarta-feira de Cinzas (10) a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) abre oficialmente, em Brasília, a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016.

A cerimônia tem início marcado para às 10h30, na sede da CNBB, transmitida ao vivo por emissoras católicas de rádio e televisão.






A campanha ecumênica de 2016 recebe o apoio do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

O tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24), tem como foco a questão do saneamento básico. 

Entre as presenças já confirmadas, estão o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha e o presidente do Conic, Flávio Irala.

Este ano, a Campanha tem, também, o apoio da Misereor, entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento de países da Ásia, da África e na América Latina.

O objetivo da Campanha da Fraternidade 2016 é assegurar às pessoas direito ao saneamento básico, debater políticas públicas e garantir a integridade e o futuro da Casa Comum.

CARNAVAL TRADIÇÃO
Malandros do Morro é a escola campeã de João Pessoa



A escola de samba Malandros do Morro sagrou-se campeã do Carnaval Tradição de João Pessoa.

O desfile na avenida Duarte da Silveira terminou na madrugada desta segunda-feira (8) e a agremiação conquistou o título pela trigésima primeira vez.

A escola do bairro da Torre homenageou os 60 anos de criação, com o samba-enredo ‘Bodas de Diamante – um Longa-Metragem de uma Brilhante História’, de Potizynho Lucena e Polyana Resende.

A Independente de Mandacaru ficou em segundo lugar, seguida da Império do Samba e da Pavão de Ouro.

A Unidos do Róger foi desclassificada por ter desrespeitado o regulamento.
Créditos: Cornérlio Felipe

Créditos: Cornérlio Felipe

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA