terça-feira, 7 de abril de 2015

PESQUISA, APONTA

Maioria da população não consome porção de frutas e hortaliças sugerida pela OMS






Pesquisa mostra que 24,1% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A quantidade recomendada é 400 gramas diários, em cinco ou mais dias da semana. 

Entre os homens, o percentual verificado pela pesquisa é ainda menor: apenas 19,3% atendem às recomendações. 

Entre as mulheres, o consumo atinge 28,3% do total.
 
                                         Divulgação 
       A quantidade recomendada pela OMS é 400 gramas de consumo diário
Os dados, que fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2014, foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo Ministério da Saúde.
 
O estudo mostra ainda que 29,4% da população ainda consomem carne com excesso de gordura. 

Os homens ingerem duas vezes mais: 38,4%. 

Entre as mulheres o índice é 21,7%. 

Os números indicam também que o brasileiro tem diminuído a ingestão de refrigerante – item que caiu 20% nos últimos seis anos. 

Entretanto, mais de 20% da população ainda tomam desse tipo bebida cinco vezes ou mais na semana.
 
Em relação aos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, o Vigitel mostrou que o consumo regular do feijão em cinco ou mais dias da semana está presente em uma escala correspondente a 66% da população. 

O percentual foi maior entre os homens – 73% – ao passo que, entre as mulheres, o consumo de feijão equivale a 61%.
NOVA SEDE
Presidente da Assembleia anuncia construção de nova sede






O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (PSB), vai construir uma nova sede para o Poder Legislativo no bairro do Altiplano, em João Pessoa, nos próximos meses.

Ele fez o anúncio antes do início da sessão plenária desta terça-feira (7).


 Galdino garantiu que o governo do Estado já disponibilizou o terreno e o próximo passo será alocar recursos para a obra.

"A nova sede será uma marco, não só para a sua administração, mas também para gestões futuras

Já a atual sede poderá ser usada como museu do Legislativo, como universidade ou um departamento administrativo da Casa de Epitácio Pessoa, que precise ficar no centro da cidade", afirmou.


O presidente da Assembleia revelou que tentará uma parceria público-privada para viabilizar a construção.
NÚMEROS DO IBGE
Produção industrial cai em 8 dos 14 estados pesquisados






A produção industrial cresceu em oito dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de janeiro para fevereiro deste ano, apesar da queda de 0,9% na média nacional.
As maiores altas foram observadas no Pará (3,4%) e em Goiás (3,2%), segundo dados da Pesquisa Industrial MensalProdução Física Regional divulgados nesta terça-feira (7).

Outros estados com crescimento na produção industrial foram Paraná (2,4%), Amazonas (2,2%), Rio Grande do Sul (1,6%),  São Paulo (0,3%) e Santa Catarina (0,2%). 

A queda nacional foi influenciada por recuos na produção em seis locais, entre eles, o Rio de Janeiro, que teve o pior desempenho (-7,1%).

De janeiro para fevereiro, também foram observadas quedas na Bahia (-6,4%), Pernambuco (-2,3%), Minas Gerais (-1,9%), Nordeste (-0,7%) e Espírito Santo (-0,4%).

No acumulado do ano e no acumulado de 12 meses, houve queda na produção em 11 locais, ao mesmo tempo em que foi registrado crescimento em quatro locais.
ALERTA DA JUSTIÇA ELEITORAL
Eleitor faltoso tem até 4 de maio para regularizar situação







Os eleitores que deixaram de votar ou não justificaram a ausência nas três últimas eleições têm até o dia 4 de maio para ficar quites com a Justiça Eleitoral, caso contrário, poderão ter o título cancelado.

O prazo para a regularização está previsto na Resolução 23.419 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Às 8 horas deste sábado, 5, o Fórum Eleitoral de Rio Branco já estava aberto atendendo os primeiros eleitores em busca de serviços de alistamento eleitoral, revisão de dados, segunda via e transferência.  
Para ficar em dia, o eleitor deve se dirigir a um cartório eleitoral próximo de sua residência, levando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa (se houver).


A regra vale para quem deixou de votar ou não justificou a ausência nas três últimas eleições, sendo cada turno eleitoral considerado uma eleição.
E HAJA AUMENTO!!!
Autorizado reajuste de 9,3% nas tarifas de serviços dos Correios






O Ministério da Fazenda autorizou um reajuste linear de 9,329% nas tarifas e preços dos serviços postais de monopólio prestados pelos Correios. 

A decisão consta de portaria assinada pelo ministro Joaquim Levy publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 7. 

Autorizado reajuste de 9,3% nas tarifas de serviços dos Correios
                                                               Agência Brasil
O documento autoriza os valores máximos a serem cobrados pela empresa. 

Os preços finais, no entanto, devem ser definidos pelo Ministério das Comunicações.

Segundo a portaria, a tarifa da carta comercial de até 20 gramas, por exemplo, não poderá exceder o valor de R$ 1,40. 

Já os telegramas internacionais para o grupo 1 de países não poderá custar mais que R$ 1,08, por palavra.

"O reajuste das tarifas dos serviços postais e telegráficos, nacionais e internacionais, prestados exclusivamente pela Empresa  Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, a ser aprovado pelo Ministério das Comunicações, nos termos do art. 32 da Lei nº 6.538, de 22 de junho de 1978, deverá observar os limites constantes do Anexo a esta Portaria e o disposto na Portaria MF nº 244, de 25 de março de 2010", diz a portaria. 

Qualquer outro reajuste das tarifas somente poderá ser implementado depois de decorridos 12 meses, no mínimo, ressalta o documento.
POR TEMPO INDETERMINADO
Auditores fiscais entram em greve nesta terça-feira







Auditores fiscais da Receita Federal entram em greve hoje (7) por tempo indeterminado. 

Eles protestam contra duas emendas incorporadas à Medida Provisória (MP) 660, que equipara as atribuições da categoria às dos analistas tributários, cargo de nível médio.

Auditores fiscais entram em greve nesta terça-feira

Entre os serviços prejudicados com a greve estão a fiscalização do pagamento de impostos por grandes contribuintes e atividades de alfândega. 

Nos portos, nas fronteiras e nos aeroportos, os auditores farão operação padrão, provocando atrasos na entrada de produtos no país.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores (Sindifisco), a categoria só voltará a trabalhar caso as emendas, incluídas na última terça-feira (31) no texto da MP, sejam derrubadas. 

Aprovada na comissão especial, a medida provisória deve ser votada pelo plenário da Câmara dos Deputados nesta semana.

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA