PROCURADORES PEDEM AO STF INTERVENÇÃO FEDERAL NA PARAÍBA
Os procuradores nacionais e estaduais provocaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para entrar com um pedido de intervenção federal na Paraíba.
A solicitação foi protocolada em Brasília pelo presidente da Associação Nacional dos Procuradores (Anape), Marcelo Tertto, e também pela procuradora Sanny Japiassu, da congênere estadual.
O apoio da Anape se dá em face dos reiterados descumprimento de ordens judiciais, por parte do governo paraibano, seja advindas do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou, ainda, outros tribunais competentes.
Este caso específico diz respeito apenas aos procuradores estaduais.
A demanda judicial em tramitação pede intervenção no governo por contratar assessores jurídicos para emitir pareceres em processos que deveriam ser prerrogativas dos procuradores estaduais.
Diante desse fato, a Anape acionou o governador no Supremo por crime de responsabilidade, deixando-o passível de cassação dos direitos políticos e perda de mandato.
Mas já se sabe que o governo decidiu recorrer da decisão mantendo os assessores e rejeitando os pareceres dos procuradores de carreira.
A informação recente é que o Supremo definiu a intervenção como uma medida extrema, devendo haver provas da continuidade do caso para ser decretada.
Todavia, embora não haja prazo definido para uma resposta, a ação dos procuradores está tramitando no STF e a qualquer momento pode sair uma decisão ao pedido demandado.