segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Laudo da perícia dos restos mortais de Jango é inconclusivo




O laudo da perícia dos restos mortais do ex-presidente João Goulart divulgado nesta segunda-feira pela Polícia Federal (PF), na Secretaria de Direitos Humanos de Brasília, apontou causas naturais no infarto sofrido pelo político. 

Segundo a PF, exames toxicológicos deram negativos, mas, devido ao fato da morte ter ocorrido há 37 anos, não há como confirmar ou negar se houve envenenamento. 

Por isso, o laudo foi inconclusivo. Causa da morte teria sido natural, segundo a Polícia Federal - Crédito: CP Memória  As investigações sobre a morte de Jango foram conduzidas pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), que formou um grupo de trabalho no início de 2013. 

A Comissão Nacional da Verdade decidiu em março, exumar o corpo de Jango para realizar exames e verificar a verdadeira causa da morte do ex-presidente. 

Os trabalhos de recuperação do corpo tiveram início em 13 de novembro de 2013 em São Borja, na região das Missões, e duraram cerca de 18 horas 

Além de membros da Comissão da Verdade, a equipe contou com a participação de peritos da Polícia Federal, que foram responsáveis pelas análises técnicas, além de representantes da própria SDH. 


Especialistas forenses de Argentina, Uruguai e Cuba, países com mais experiência no tema, completaram a força-tarefa. 

Foi preciso mais de um ano para os peritos chegarem a uma conclusão sobre a morte do ex-presidente.

João Goulart morreu, oficialmente, vítima de um ataque cardíaco, no município argentino de Mercedes, Corrientes, em 6 de dezembro de 1976. 


No entanto, sempre houve dúvidas sobre se essas realmente foram as causas da morte do ex-presidente. 

Defensores de Jango acreditavam que ele teria sido assassinado por agentes da Operação Condor. 

Por decisão da família, não foi realizada autópsia em seu corpo antes do sepultamento.


INSS

Aposentados têm até o fim do mês para fazer prova de vida




Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até o dia 31 para realizar a renovação de senha e a comprovação de vida nas instituições bancárias. 
De acordo com o Ministério da Previdência Social, quem não realizar o recadastramento terá o benefício bloqueado. 
A renovação é obrigatória e deve acontecer anualmente. 
Andréa Iseki/DGABC  As instituições financeiras que pagam os benefícios realizam esse procedimento desde maio de 2012. 
O prazo foi estabelecido pelo INSS para que os bancos renovem o cadastro dos beneficiários que recebem em conta-corrente, poupança ou cartão magnético.
 O INSS informou que dos 31,1 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, mais de 29 milhões já realizaram a renovação de senha. 
No entanto, segundo a autarquia, 1,2 milhão ainda não havia comparecido aos bancos pagadores de seu benefício para realizar o procedimento. 
Ainda não se sabe o número de beneficiários paraibanos que precisavam fazer o recadastramento junto às instituições.
Especialistas ressaltam que a prova de vida é obrigatória e o beneficiário deve ir até a agência bancária portando documento de identificação com fotografia, a exemplo de RG, carteira de trabalho e de habilitação.
Caso esteja impedido de ir à agência bancária, o beneficiário deve fazer a prova de vida por meio de procurador cadastrado no INSS.
Quem comparecer aos bancos após o prazo terá o pagamento do benefício restabelecido apenas no mês seguinte à regularização, no dia que seria realizado o pagamento naquele mês.  
O Ministério da Previdência Social informa que os segurados que vivem no Exterior também estão obrigados a realizar a prova de vida. 
Eles podem fazer a renovação por meio de procurador, que geralmente já recebe o benefício por ele no Brasil.
Já os beneficiários de países que possuem acordos previdenciários internacionais com o Brasil, a exemplo de Portugal, Espanha, Grécia, Japão, Alemanha, Chile e Itália, poderão realizar o recadastramento na embaixada ou no consulado. 
Para isso, é preciso preencher formulário e enviar o documento para banco em que recebem a aposentadoria ou pensão ou diretamente para o INSS. 

CARTEIRA DE MOTORISTA

Habilitação 23,8% mais cara a partir de hoje



Quem conseguiu iniciar o processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) até sábado, escapou de pagar mais caro para obter o documento. 

Isso porque, uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aumentou, a partir de hoje, de 20 para 25 o número de horas/aulas para a primeira habilitação categoria B, deixando-a 23,8% mais cara.

Foto: (Arquivo do Blog do Nakamura)
Image-0-Artigo-1751763-1 A resolução do Contran também aumentou de 15 para 20 o número de horas/aulas para quem for adicionar categoria. 

Assim, o paraibano que já tiver habilitação para dirigir automóveis e quiser incluir uma para motocicletas, por exemplo, também terá que arcar com um custo adicional. 

Uma fonte do Departamento Estadual de Trânsito na Paraíba (Detran-PB) informa que a principal mudança foi mesmo na carga horária de aulas práticas para obtenção da CNH categoria B.


EXPECTATIVA DE VIDA

Cientistas testam remédio que pode prolongar a vida até 120 anos




Um grupo de cientistas russos está testando uma espécie de remédio que prolonga a vida

Eles esperam que o comprimido, que está sendo testado em ratos, peixes e cachorros, ajude as pessoas a viverem até 120 anos.

E é nessa parte da célula, responsável pela produção de energia, que os pesquisadores pretendem atuar com o medicamento.

"Não acredito que viveremos até os 800 [anos]
Muitos provavelmente morrerão de novas doenças que surgirão, como uma típica enfermidade para quem tem 120 anos. 
É o mesmo caso com o câncer, que era raro quando os antepassados morriam mais jovens", destacou o pesquisador.

Os testes feitos em animais não aumentaram significantemente o tempo de vida, mas a droga conseguiu retardar o início do envelhecimento

 "Se for verificado que doenças se desenvolvem mais lentamente, nossa ideia de combater o envelhecimento por meio da mitocôndria será a correta", concluiu.

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA