domingo, 16 de março de 2014

CONGRESSO VAI DECIDIR SOBRE NOVOS MUNICíPIOS


Em meio à crise com a base aliada, o Palácio do Planalto corre o risco de sofrer um novo revés nesta semana no Parlamento. 

Senadores e deputados se reúnem terça-feira, 18, a partir das 7 da noite, em sessão conjunta do Congresso Nacional, para apreciar 12 vetos presidenciais, entre eles o veto integral ao projeto que estabelece critérios para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. 

Após uma semana onde 10 ministros foram chamados a dar explicações aos deputados, o veto do projeto sobre os municípios é um dos que mais têm chances de ser derrubado.

Para o governo, o projeto que cria novos municípios contraria o interesse público ao gerar despesas sem a criação de novas receitas, com impacto negativo a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica.

Deputados e senadores vão discutir e votar os vetos da presidenta Dilma Rousseff              Deputados e senadores vão discutir e votar os vetos da presidenta Dilma Rousseff

O autor do projeto, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), lembrou que ele foi aprovado por 312 deputados e 53 senadores, o que sugeriria uma propensão à derrubada do veto. 

Uma alternativa ao impasse é a proposta do governo de encaminhar até terça-feira, ao Congresso, um novo projeto sobre a criação de municípios, o que possibilitará um entendimento e a manutenção do veto. 

A ideia do governo é regionalizar os critérios para as novas cidades, mantendo os critérios propostos pelo Congresso apenas para Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com regras mais rígidas para Sul e Sudeste.

Outros vetos em analise também retornarão à pauta, entre eles um que disciplina a parceria com as universidades comunitárias, o das rejeições integrais aos projetos sobre a normatização e implantação de travessia de pedestres próximos às escolas, e a regulação da condução de veículos de emergência.

Na pauta de março existe ainda os vetos parciais ao projeto de minirreforma eleitoral e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

Outros seis projetos vetados também passarão pela a análise dos parlamentares, entre os quais o que autoriza a criação de Conselhos Federal e regionais de Zootecnia e o que determina a construção de estações de apoio a motoristas em rodovias federais sob concessão.


LÉA TOSCANO PODE SER MAIS UMA A DEIXAR A BASE DO GOVERNO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 

Em recente entrevista, o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), anunciou que tanto ele, quanto a esposa, apoiarão a candidatura do senador Cássio Cunha Lima ao Governo do Estado e não a de Ricardo Coutinho (PSB). 

A seguir essa tese, Léa Toscano deverá ser a terceira parlamentar, depois de Carlos Dunga (PTB) e  Iraê Lucena (PSDB), a abandonar a bancada do governo socialista na Assembleia Legislativa.


A saída de Léa deverá ser oficializada no decorrer dessa semana.

Na entrevista, o prefeito deixou claro que sua esposa seguirá com ele na campanha ao governo e não  com o PSB.

Zenóbio espera, ainda, que sua decisão politica não interfira nos acordos entre o governo do estado e a prefeitura para a reforma do mercado público.

Léa Toscano é deputada de primeiro mandato e ainda não anunciou se
disputará à reeleição.

Nos bastidores, o nome da filha do casal, que é filiada ao PSDB, aparece bem cotado para substituir a candidatura da mãe nas eleições de 5 de outubro deste ano na disputa por uma das 36 vagas na Assembleia Legislativa.
FORRÓ FEST: INSCRIÇÕES COMEÇAM, NESTE DOMINGO, PELA INTERNET


As inscrições para o Forró Fest 2014, festival de música nordestina, começam neste domingo, 16, pela internet, no site oficial  http://redeglobo.globo.com/tvcabobranco/forro-fest-paraiba/platb/.

Para a inscrição e cadastro, 
o candidato deve levar a ficha que está disponível para download no site,  
preencher os dados da composição e anexar o áudio mais o arquivo PDF com a letra da canção.

Na entrega, a letra da música deve estar digitada em cinco vias de papel ofício, acompanhada do respectivo CD ou DVD com a linha melódica clara e audível, cópias do comprovante de residência, CPF e RG.  


Eliminatória do Forró Fest 2013 no Conde atraiu uma multidão à Praça Pedro Alves. (Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba)  A inscrição de forma presencial tem início nesta segunda-feira, 17, e vai até 7 de abril, na TV Cabo Branco, em João Pessoa, e nos escritórios em Guarabira e Patos; na TV Paraíba, em Campina Grande; Secretaria de Cultura de Itabaiana e Secretaria de Turismo de Sousa.

As eliminatórias começam dia 3 de maio, em Cabedelo, seguindo-se em Sousa, no dia 10; Itabaiana, dia 17 e no Conde, dia 24. 

A grande final acontece na abertura do 'Maior São João do Mundo', dia 7 de junho, em Campina Grande.

Os vencedores dos três primeiros lugares serão premiados com troféus e ganharão uma moto 0km.

O primeiro lugar receberá uma Honda CB 300 standard; o segundo colocado, uma moto Honda CG 125 Fan; e o terceiro uma Honda Pop.

Já o melhor intérprete ganhará um cheque no valor de R$ 3 mil.

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA