NOVA MESA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
O QUE SE ESPERA DA GESTÃO DE ADRIANO GALDINO
Os bastidores pós posse do novo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (PSB), mostra-o uma pessoa bem intencionada em relação ao parlamento estadual.
Ao assumir o posto máximo da mesa diretora ele, simplesmente, promete o 'resgate' de uma nova Casa de Epitácio Pessoa.
Se nestes dois anos (01.02.2015 / 01.02.2017) vai conseguir implantar a transparência e resgatar a credibilidade da Assembleia – como se diz por aí – é algo que só a história vai comprovar.
Todos sabem que, nos últimos anos, o Legislativo se tornou um calo aos atos do Executivo, muitas vezes não se submetendo aos seus interesses mas tratando - de forma respeitosa - os servidores como um todo.
Adriano Galdino está agora no comando de uma Casa que, sem dúvidas, é sinônimo de democracia, probidade e de zelo com a coisa pública.
Para alguns terá, - de fato! - que trabalhar pelo resgate de algumas práticas', porém, não é tarefa de um homem só.
Por mais bem intencionado que esteja, Adriano Galdino, vai ter de lidar com parte de um colegiado que tem sua contribuição efetiva para que a Casa de Epitácio Pessoa tenha chegado aonde chegou.
A demissão de servidores comissionados é um ato comum e necessário para quem está assumindo as rédeas de qualquer administração, até mesmo para descobrir a existência dos chamados 'fantasmas'.
É uma providência que merece, inclusive, o respaldo do sindicato da categoria, o Sinpol Legislativo.
Se torna natural também uma averiguação nos dados financeiros da Casa para mostrar, com transparência, a existência ou não de 'supersalários' na folha de pessoal.
E todos esperam que Adriano Galdino proceda a estas medidas na prática.
Será excelente para a Assembleia e para a Paraíba ter um legislativo forte, acreditado, harmônico, fiscal do Executivo e com o debate de projetos de lei essenciais para o desenvolvimento social e econômico.
O novo presidente sabe que é preciso responder aos desafios e aos anseios dos funcionários, à frente o sindicato que tem em Lourdinha Dantas sua líder maior.
Em se tratando dos servidores da Assembleia as disparidades exigem união de esforços.
O que se espera - e ninguém tem dúvidas disso - é a condução séria das atividades inerentes ao Poder Legislativo.
É igualmente oportuno intensificar o debate parlamentar e o exame das mensagens e dos projetos de interesse da sociedade.
O que se espera é um legislativo atuante, com o apoio de todos os que agora integram a Mesa Diretora e o colegiado do parlamento.
Enquanto servidores, além de ações imediatas, espera-se da gestão de Adriano Galdino, valorização da classe,controle do uso do duodécimo e garantir do pagamento em dia.
Os funcionários, representados pelo Sinpol, esperam segurança jurídica, um diálogo permanente e - quem sabe? - até a viabilidade da construção de uma nova sede para a Assembleia.
Parabéns, portanto, aos novos dirigentes e vamos esperar as melhorias desta nova Legislatura!