sábado, 31 de maio de 2014

GOVERNO PROÍBE FUMO EM LOCAIS FECHADOS E VETA PROPAGANDA DE CIGARROS



Dois anos e meio após a publicação da Lei Antifumo, a presidenta Dilma Rousseff assinou hoje (31), Dia Mundial sem Tabaco, o decreto que regulamenta a norma e estabelece que os produtos fumígenos só poderão ficar expostos no interior dos estabelecimentos de venda. 

Esses locais serão obrigados a afixar mensagens de advertência sobre os malefícios do cigarro e, no caso das embalagens, a norma determina que as mensagens de advertência ocupem 100% da parte de trás. 

A regulamentação proíbe o fumo em locais fechados e de uso coletivo, extingue os chamados fumódromos, veta qualquer propaganda de cigarro no país e amplia o tamanho dos alertas nas embalagens do produto.

Governo proíbe fumo em locais fechados e veta qualquer propaganda de cigarros

A regra, que será publicada no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (2), entra em vigor em dezembro.

Pelo decreto, será proibido o consumo de cigarro, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos fumígenos em locais públicos de uso coletivo, total ou parcialmente fechado.

A proibição inclui, ainda, áreas com toldos, divisórias, além de espaços que tenham teto e parede em qualquer um dos lados.

Pela regulamentação, o fumante não será alvo da lei, mas os estabelecimentos comerciais serão responsáveis por garantir o cumprimento das normas.

O responsável pelo estabelecimento, se não conseguir fazer o convencimento, deverá chamar a força policial para cumprir a lei.

Em caso de desrespeito à norma, o estabelecimento pode ser advertido, multado, interditado e até perder a autorização para funcionamento.

As multas variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, dependendo da natureza da infração, que vai variar de leve, grave ou gravíssima ou reincidência.

A fiscalização do cumprimento da lei será de responsabilidade das vigilâncias sanitárias dos estados e municípios.
CARTÃO VERMELHO CONTRA O 
  TRABALHO INFANTIL
  CAMPANHA SERÁ LANÇADA NA PRÓXIMA
  TERÇA-FEIRA EM JOÃO PESSOA


A campanha “Cartão Vermelho Contra o Trabalho Infantil” será lançada na próxima terça-feira (3), em todas as capitais do país.

Em João Pessoa, o evento acontece às 9 horas, no restaurante Mangai, com a apresentação dos materiais de divulgação, como os banners, panfletos, camisetas, bonés e faixas.



A  campanha,  que  tem  apoio do  Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil  e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti/PB), quer sensibilizar e a população sobre os riscos que a realização de grandes eventos pode trazer para crianças e adolescentes.

 Mundialmente, o lançamento da campanha ocorre em 12 junho, data do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

No Brasil, por conta da abertura da Copa do Mundo que acontece no mesmo dia, o lançamento foi antecipado.

A campanha vai até 2016, quando o Brasil sedia os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A partir do ano que vem, após a Copa, a campanha terá seu mote modificado para “Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil”.

Lembramos aos interessados que existe o Disque Denúncia 123, canal estadual para denúncias de violações dos direitos das crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiências.

O serviço, que é gratuito e sigiloso, funciona das 7h às 22h, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA