quinta-feira, 23 de outubro de 2014

VOTAÇÃO SE DARÁ NO HORÁRIO LOCAL



A votação, do próximo domingo na Paraíba, será realizada a partir das 8 horas e seguirá até às 17 horas do horário local. 

Mesmo que as propagandas eleitorais no rádio e televisão sigam a hora de Brasília, adiantada em uma hora por conta do horário de verão, a votação para a escolha dos candidatos ao governo do estado e presidência da República se dará na hora de João Pessoa.

urna A única alteração que ocorrerá será na divulgação do resultado para o cargo de presidente da República, que obedecerá o horário de Brasília, a partir das 20h, quando termina a votação no Acre, que marcará 17 horas, no horário local. 

Os estados do Norte e Nordeste não aderiram ao horário de verão, o que causará atrasos na apuração para candidatos à presidência da República, pois, enquanto a votação em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste terá sido encerrada às 17 horas, nas unidades federativas das demais regiões os eleitores terão, no mínimo, mais uma hora para continuarem votando.

Desde ontem, de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. 

A medida, que se aplica também para casos de desrespeito a salvo-conduto, deve durar até depois do encerramento da eleição. 

Amanhã será o último dia para a realização de propaganda política através de reuniões públicas ou promoção de comícios.

No dia de votação, domingo, a eleição terá início às 8 horas e até às 15 horas haverá atualização da tabela de correspondência, levando em consideração o horário local de cada Unidade da Federação. 

A partir das 17 horas, com o encerramento da votação, começará a apuração, embora os dados para presidente só sejam transmitido um pouco mais tarde. 

No domingo, será permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor, mas será vedada, até o término da votação, a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, bem como bandeiras, e outros materiais que caracterizem manifestação coletiva.
CALENDÁRIO ELEITORAL

TERMINA HOJE PRAZO PARA A REALIZAÇÃO DE COMÍCIOS


O prazo para que candidatos que ainda estão na disputa eleitoral,  no segundo turno, possam promover reuniões públicas ou comícios se encerra nesta quinta-feira (23).urna Até a véspera da votação, no sábado (25), serão permitidas propagandas com alto-falantes, jingles, divulgação de mensagens dos candidatos, distribuição de material gráfico e realização de caminhadas, passeatas e carreatas

                                                                   ( Foto: Elza Fiúza/ABr )

O prazo para que candidatos que ainda estão na disputa eleitoral no segundo turno possam promover reuniões públicas ou comícios se encerra nesta quinta-feira (23). 

A regra está prevista no Código Eleitoral e na Lei nº 9.504/97, conhecida também como Lei das Eleições.

Amanhã, sexta-feira (24), irão ao ar as últimas propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão

Esse também é o prazo final para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e para a realização de debates, que não devem ultrapassar a meia-noite. 

Os presidentes das mesas também devem comunicar até esta sexta que não receberam o material destinado à votação.

PERMITIDO ATÉ SÁBADO (25)

As propagandas feitas com alto-falantes ou amplificadores de som estão permitidas até sábado (25), véspera da votação, entre as 8h e as 22h. 

A distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, passeatas e carreatas, além da divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos por carros de som podem ser feitas também até as 22h.

No segundo turno das eleições, que ocorrem domingo (26), 143 milhões de eleitores escolherão o presidente da República e os governadores de 13 estados e do Distrito Federal. 

Apesar do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a votação será feita das 8h às 17h, obedecendo o horário local.

Com o horário de verão, o Acre passou a ter três horas a menos em relação ao horário de Brasília. 

Por isso, a divulgação dos números das eleições para presidente da República começará às 20h de Brasília. 

Os resultados para governador nos 13 estados e no DF serão conhecidos logo após o encerramento da votação.

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA