sábado, 4 de outubro de 2014

MAIS DE 140 MILHÕES DE BRASILEIROS VÃO ÀS URNAS NESTE DOMINGO

NA PARAÍBA, MAIS DE 2 MILHÕES E MEIO ESTÃO APTOS PARA O PLEITO 



Mais de 140 milhões de brasileiros vão as urnas neste domingo para votar para presidente da República, governador, deputado estadual ou distrital, deputado federal e senador

Na Paraíba, 2.835.832 estão aptos para o pleito, que ocorre das oito horas da manhã (8h) às cinco da tarde (17h).
                    Crédito: Agência Brasil
Mais de 140 milhões de brasileiros votam neste domingo<br /><b>Crédito: </b> Elza Fiúza / Agência Brasil / CP
Para votar, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira funcional reconhecida por lei, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte ou certificado de reservista).

A apresentação do título eleitoral é facultativa.

Mesmo quem levar o título precisará apresentar também o documento com foto.

Clique aqui para consultar sua zona e seção eleitoral. 

É proibido usar nas cabines de votação celulares com câmera ou qualquer outro aparelho que produza imagens, mas os eleitores podem levar uma cola com os números dos candidatos. 

É permitido manifestar opinião política com uso de broches, bandeiras e adesivos, só que de forma silenciosa e individual.


Onze candidatos concorrem à presidência da República: Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Everaldo Dias (PSC), José Levi Fidélix (PRTB), Luciana Genro (Psol), Marina Silva (PSB), Mauro Iasi (PCB), Rui Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU).

Ao governo do Estado são seis concorrentes: Antonio Radical (PSTU), Tárcio Teixeira (PSOL), Major Fábio (PROS), Vital do Rego Filho (PMDB), Ricardo Coutinho (PSB) e Cássio Cunha Lima (PSDB).

A disputa por uma vaga ao Senado tem sete candidatos: Leila Fonseca (PROS), Rama Dantas (PSTU), Nelson Júnior (PSOL), Walter Brito (PTC), Wilson Santiago (PTB), Lucélio Cartaxo (PT) e José Maranhão (PMDB).

São muitos os candidatos no pleito pelas 36 vagas de deputados estadual,  enquanto inúmeros outros disputam 12 lugares na Câmara Federal.

As vagas para deputados não levam em conta apenas a quantidade de votos.
 
Elas são preenchidas, também, de acordo com o cálculo do quociente eleitoral, que considera o resultado da divisão do número de votos válidos no pleito – todos os contabilizados, excluídos brancos e nulos – pelo total de vagas a serem preenchidas em cada parlamento. 


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) estima que o resultado do primeiro turno na Paraíba seja conhecido nas primeiras horas da noite, no mais tardar até às 21 h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RODÍZIO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA