AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO COMEÇA A SER APLICADA NAS ESCOLAS
Estudantes do 3º ano do ensino fundamental
de escolas públicas de todo o país começaram a responder às questões da
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).
O objetivo é avaliar o
aprendizado dos alunos no final do ciclo da alfabetização.
Esta é a
segunda vez que o exame é aplicado nacionalmente.
O processo é feito
pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep) e segue até sexta-feira (28).
As questões, na área de leitura, escrita e matemática, são
divididas em dois dias de aplicação.
A ANA foi criada a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa (Pnaic).
O acordo estabelece que todas as crianças até os 8 anos de idade sejam alfabetizadas em português e matemática.
Este ano, apenas as escolas tiveram acesso aos resultados obtidos na avaliação de 2013.
Segundo o Inep, o objetivo da ANA é apenas pedagógico.
O Inep ainda não divulgou se o padrão de divulgação dos resultados da avaliação de 2014 será o mesmo.
Para o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, os resultados deveriam ser publicizados para permitir controle mais rigoroso pela sociedade.
A ANA propõe-se a ser uma avaliação censitária, de larga escala, que servirá para a produção de índices sobre a alfabetização e letramento dos estudantes, conforme define a portaria que a criou.
No ano passado, fizeram a avaliação 2,6 milhões de estudantes, de 55 mil escolas.
O acordo estabelece que todas as crianças até os 8 anos de idade sejam alfabetizadas em português e matemática.
Este ano, apenas as escolas tiveram acesso aos resultados obtidos na avaliação de 2013.
Segundo o Inep, o objetivo da ANA é apenas pedagógico.
O Inep ainda não divulgou se o padrão de divulgação dos resultados da avaliação de 2014 será o mesmo.
Para o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, os resultados deveriam ser publicizados para permitir controle mais rigoroso pela sociedade.
A ANA propõe-se a ser uma avaliação censitária, de larga escala, que servirá para a produção de índices sobre a alfabetização e letramento dos estudantes, conforme define a portaria que a criou.
No ano passado, fizeram a avaliação 2,6 milhões de estudantes, de 55 mil escolas.
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