domingo, 1 de março de 2015

IBOPE/CNI

Pesquisa indica que 74% dos brasileiros nunca compraram pela internet



As compras pela internet estão cada vez mais populares no Brasil. 

Entretanto, a grande maioria das pessoas ainda prefere comprar bens e serviços pelas vias tradicionais. 

Um levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que 74% dos brasileiros nunca compraram pela rede mundial de computadores. 

A pesquisa mostra, ainda, que idade, renda e escolaridade influenciam no perfil do consumidor que utiliza esta opção de compra.
 
Reprodução Internet
A pesquisa mostra, ainda, que idade, renda e escolaridade influenciam no perfil do consumidor que utiliza esta opção de compra na internet
Mesmo entre os jovens, normalmente mais familiarizados com a tecnologia, ou brasileiros com renda e escolaridade mais altas, consequentemente com melhores condições de acesso à rede, a quantidade de pessoas que nunca usaram a internet para comprar também é alta.
 
O estudo mostra, por exemplo, que o percentual de consumidores que jamais fizeram compras pela internet atinge 65% entre jovens de 16 a 24 anos. 

Na faixa etária de 25 a 34 anos, a porcentagem chega a 67%.
 
São proporções elevadas, mas elas ficam ainda maiores entre os mais velhos. 

Entre 35 e 44 anos, a parcela dos que nunca compraram pela internet alcança 74%. 

Para pessoas de 45 a 54 anos, o percentual é 79%. 

Para consumidores com 55 anos ou mais, o percentual sobe para 87%.
 
Quando o critério é renda familiar, há um cenário análogo. 

Entre as pessoas que recebem mais de cinco salários mínimos, quase metade, 49% nunca compraram pela internet. 

Nas pessoas com renda de dois a cinco salários, a proporção é 70%. 

Para os que ganham de um a dois salários, chega a 85%. 

Os consumidores que ganham até um salário, registram percentual de 91%.
 
Considerando o grau de instrução, o percentual que nunca usou a internet para compras alcança 43% entre consumidores com ensino superior e 68% com ensino médio. 

Para os brasileiros que cursaram até a oitava série do ensino fundamental, chega a 86% e a 92% entre os com formação até a quarta série. 

Sobre a localização, 69% vivem em capitais, 74% em periferias e 76% no interior.

Os consumidores ouvidos para o levantamento foram estimulados a apontar os lados negativo e positivo na compra de bens e serviços pela rede.
 
Questionados sobre as desvantagens, 15% das pessoas apontaram a falta de contato com o produto, que é escolhido a distância. 

Conforme os dados, 11% acreditam que é difícil trocá-lo ou devolvê-lo. 

Outros 11% dos consumidores alegaram que o problema é a demora na entrega.
 
Com relação às vantagens, 21% acham que a principal é o menor preço do produto, enquanto 19% avaliam a compra pela internet como mais prática e cômoda e 5% que a opção permite comparar preços. 

Também 5% acham que o método torna mais fácil encontrar o produto desejado.
 
Mesmo com algumas desvantagens, as compras pela internet registraram alto grau de satisfação. 

De acordo com a pesquisa da CNI, 72% das pessoas estão satisfeitas e 20% muito satisfeito. 

Apenas 6% responderam que estão muito insatisfeitos.
 
Os produtos mais comprados são eletrônicos, como aparelhos de TV, DVD e celular. 

Eles foram citados por 51% dos consumidores. 

Em seguida, os eletrodomésticos, apontados por 27%. 

Os calçados, bolsas e acessórios foram lembrados por 17%. 

Na sequência, os itens de vestuário (16%), livros (13%), CDs e DVDs (12%) e perfumes e cosméticos (11%).
 
Além do uso da internet para compras, a pesquisa incluiu outros aspectos do comportamento do consumidor e ouviu 15.414 pessoas em 727 municípios brasileiros.

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