Previdência social
Até julho, serviços do INSS serão feitos só por internet ou telefone
Os atendimentos serão feitos somente por canais digitais e eletrônicos ou pelo telefone 135
Até julho, todos os serviços relacionados à Previdência Social poderão ser acessados somente por canais digitais e eletrônicos ou pelo número 135 do ramal telefônico.
A informação é secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil.
Ao todo 90 serviços serão digitalizados a partir de julho.
Entre eles, a solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, recebimento de salário-maternidade, obtenção de extrato de pagamento de benefício e geração de guia da Previdência.
O cidadão poderá acessar os serviços pelo site do instituto ou pelo aplicativo Meu INSS.
O segurado só terá necessidade de ir às agências da Previdência em caso de exigência específica, como na complementação de documentação.
Também há casos em que será necessário se deslocar, como para fazer perícia se dentro do processo e obtenção do auxílio-doença.
Contudo, o agendamento desse procedimento pode ser feito pela Internet.
Até 2020, de acordo com o secretário, a meta é que mil serviços de diversas áreas do governo sejam digitalizados.
Entre os objetivos, está a unificação dos canais digitais.
Fonte: /www.tvbrasil.gov.br
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