O Ministério da Saúde anunciou hoje a
distribuição de 104 milhões de camisinhas como parte da estratégia de
prevenção à aids e às demais doenças sexualmente transmissíveis (DST).
A
campanha este ano será estendida a todos os grandes eventos e festas
populares do país, como o carnaval, São João e a Copa do Mundo.
Esses
preservativos representam a primeira remessa de 2014 e, de acordo com o
ministério, devem atender à demanda até o mês de março.
Em 2013, durante
todo o ano, 610 milhões de camisinhas foram distribuidas no Brasil.
“Temos uma campanha grande que é feita associando o momento de
festa e alegria e que pode fazer com que as pessoas se descuidem um
pouco de cuidados básicos”, explicou o secretário de Vigilância em
Saúde, Jarbas Barbosa.
Com o slogan “Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha”, a ideia da pasta é alertar para a prevenção em todos os momentos de divertimento.
O público-alvo da campanha: os adolescentes e adultos jovens, com idade entre 15 e 49 anos.
Em cidades com maior circulação de pessoas, como Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Olinda, estão previstas ainda ações como a distribuição de panfletos, acompanhados de porta-camisinhas, bandanas e camisetas.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou a importância do estímulo ao uso da camisinha e também da realização de testes rápidos que permitam o diagnóstico precoce.
Para ele, ainda existe muito tabu sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
“Estamos falando de 340 mil brasileiros em tratamento [contra o HIV] e de 150 mil brasileiros que são portadores do vírus e que não têm noção da sua situação”, disse.
“Todas as vezes que diagnosticamos e tratamos precocemente um usuário estamos interrompendo a cadeia de transmissão da doença”, completou o ministro.
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