MULHERES TRABALHADORAS RURAIS RECEBEM DOCUMENTOS NA PARAÍBA
Começa hoje, dia 10, pelo município de Manaíra, a primeira rodada de mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) em 12 cidades da Paraíba.
A ação pretende oferecer a retirada de documentos (preferencialmente às mulheres trabalhadoras rurais), nas regiões do Sertão e Serra do Teixeira até o dia 20, mas os homens e as crianças também serão beneficiados.
Os mutirões serão desenvolvidos pelo Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre/MDA).
A iniciativa é dar às mulheres acesso a documentos como registro de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, registro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e carteira de pescador.
Os documentos são entregues na hora, inclusive a carteira de identidade.
Os atendimentos devem acontecer nas seguintes datas: hoje, 10/03, Manaíra; amanhã, 11, São José de Piranhas; Princesa Isabel, 12/03; Tavares, 13; Juru, 14; Água Branca, 15; Passagem, 16; Quixaba, 17; São José de Piranas, 18; Maturéia, 19; Teixeira, 20 e Patos, 20 de março.
Também serão oferecidas orientações sobre direitos previdenciários, salário maternidade, auxílio doença e assessoria jurídica em casos como mudança de profissão de doméstica para agricultora (só para agricultores familiares), pensão alimentícia, divórcio, termo de união estável e reconhecimento de paternidade.
Durante a ação haverá um ônibus equipado com internet, via satélite, dois geradores de energia elétrica, ar condicionado, equipamento de informática, serviço de som, sanitário a vácuo, cadeiras e mesas plásticas, além de aparelho de TV, para o atendimento às trabalhadoras e aos trabalhadores rurais, o Expresso Cidadã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário