quinta-feira, 17 de abril de 2014

BRASIL É O PRIMEIRO PAÍS DA AMÉRICA LATINA A ADERIR À CAMPANHA PELA SUSTENTABILIDADE DA MÍDIA IMPRESSA


O Brasil é o mais novo integrante da Two Sides, a principal campanha mundial de difusão da sustentabilidade da comunicação impressa.

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a sociedade da importância deste segmento no mundo e foi criada em 2012 no Reino Unido.

Atualmente, ela já está presente em alguns dos principais países europeus, como Alemanha, França e Itália, além de Estados Unidos, Austrália e África do Sul.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), foi o articulador da adesão do Brasil à campanha.

Além da Abigraf, outras 41 entidades como a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) também assinaram o protocolo de intenções.

Juntas, estas entidades reúnem cerca de 80 mil empresas, geradoras de 615 mil empregos diretos.

A primeira ação da campanha no Brasil será a publicação e divulgação do livro 'Comunicação Impressa e Papel – Mitos e Fatos', que mostra a sustentabilidade desta cadeia.

Em maio, o site da campanha entrará no ar.

Também serão publicados anúncios variados para diferentes públicos.

Na assinatura do protocolo de intenções, Fábio Mortara ressaltou a necessidade de defesa contra o que chama de ‘campanhas difamatórias’ contra o papel: discursos proferidos por várias frentes (de ambientalistas a entusiastas das mídias digitais), que colocam o uso do papel e da impressão gráfica como responsáveis pelo desmatamento.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), 100% do papel produzido no País para finalidade de impressão provém de florestas cultivadas.

O Brasil é o primeiro afiliado da campanha na América Latina.

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